Galera, quem trabalha na área sabe que o mundo web é um mar de possibilidades para o marketing. E como na vastidão azul que cobre boa parte de nosso planeta, saber navegar é preciso.

cinco-motivos-para-se-dar-bem-em-redes-sociais

Sem delongas, seguem abaixo algumas dicas preciosas que me ajudaram muito (e ainda ajudam, claro) ao longo desses anos:

1) Ouça seu público

Como diria minha bisavó (obviamente a lição foi passada por vovó, mas a autoria é da bisa), “o silêncio não comete erros”. E ela, lá no início do século 20, tinha toda razão. Com tantas possibilidades de canais, nos quais um igualmente grande número de pessoas se expressa, muitas vezes é melhor apenas absorver e entender o que estão dizendo do que falar qualquer coisa.

2) Qualidade x quantidade

Quem lhe desperta atenção e lhe cativa mais: uma pessoa que fala uma penca de coisas e de vez em quando acerta uma ou aquela mais “reservada” que abre a boca apenas para fazer intervenções acertivas e pontuais?

Por mais que há quem prefira o “falastrão”, na imensa maioria das vezes, as pessoas tendem a preferir quem fala de forma moderada e eficaz.

Portanto, meu conselho é que, ao se comunicar com seu público, você divulgue conteúdos otimizados, segmentados e relevantes. Combinado?

3) Participar e responder rapidamente

Quanto tempo você aguardaria pela resposta de um e-mail enviado ou de um recado deixado com a secretária de alguém?
Pois é, em mídias sociais/digitais a coisa funciona da mesmíssima forma. Portanto, dê a devida atenção a mensagens, perguntas, dúvidas e, principalmente, críticas enviadas, ok?

Minha dica é policiar-se para não deixar uma mensagem sem resposta por, no máximo, 24h.

cinco-dicas-para-se-dar-bem-em-redes-sociais

4) Ter uma postura neutra como padrão

“Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”. Aplaque o espírito de “webcelebrity” que há dentro de todos nós e esqueça as postagens ácidas e ousadas em demasia. Um tom neutro e moderado é sempre o melhor caminho.

Até para marcas que usam uma linguagem mais ousada, descolada ou “apimentada” para se posicionarem, um exercício de bom-senso é sempre bem-vindo.

5) Praticar a segmentação e personalização da informação

Como dito no item 2, uma comunicação segmentada e personalizada tem muito mais chance de atingir seu destino do que postagens oriundas de “táticas megafone” e massificadas.

Portanto, entenda quem é seu público, suas preferências (assuntos e produtos de interesse, melhor forma de abordagem etc.), os melhores horários para postar e nunca se esqueça de medir o produto resultante desta otimização.