“Ninguém me ‘tucuta’ do Facebook!”. A frase que virou meme, tempos atrás, pode estar prestes a perder o sentido. Nos últimos dias de 2012, o Facebook lançou um aplicativo de cutucadas exclusivo para dispositivos móveis. A reputação pouco simpática dos “cutuques” talvez tenha feito a notícia passar quase despercebida.

Mas a Delta Lingerie se ligou na novidade e já lançou a primeira campanha usando o Facebook Poke. A marca aproveitou o recurso de vídeo do app e espalhou um teasing de uma modelo se despindo. O Call-To-Action no fim do vídeo dizia:  “A One-Time Sale! Delta”, direcionando os usuários para o site da empresa, onde eles podiam reivindicar o desconto no vestuário específico que a modelo estava usando (confira no vídeo a seguir).

Diferentemente da cutucada “tradicional”, no Facebook Poke o usuário pode escolher se que enviar texto, foto ou vídeo para um ou mais amigos. Cada mensagem expira após o período de tempo configurado pelo usuário: 1, 3, 5 ou 10 segundos. Quando o tempo expira, a mensagem desaparece do aplicativo.

Veja como funciona o Facebook Poke

Por enquanto, têm acesso ao aplicativo apenas usuários de iPhone, iPod touch e iPad que rodam o sistema iOS 5.1 ou superior. O Facebook Poke está disponível na App Store em inglês, português, alemão, espanhol, francês, italiano, japonês e chinês.

O mobile marketing tem sido apontado por especialistas como um das grandes tendências para 2013. Ou seja, vai ter muita empresa querendo dar “tucutadas” por aí.