Recentemente, em um grupo de profissionais de mídias sociais no Facebook, surgiu o debate sobre como a quantidade de posts diários de uma fanpage influencia o alcance da marca na maior rede social do mundo. A conversa foi motivada por esta publicação da imagem abaixo e muitos integrantes do grupo confirmaram a informação que teria sido dada ao cliente da autora do post. Segundo informações de outros membros, profissionais do Facebook têm confirmado, em cursos e palestras, que páginas com mais de uma publicação por dia podem sim diminuir o alcance de cada um dos seus posts.

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Isso não é nenhuma pegadinha ou maldade do Facebook, mas sim tem a ver com as mudanças feitas nos algorítimos do newsfeed (o popular Edgrank), confirmadas no final do ano passado. Acredita-se que as novas regras do algorítmo entenderiam como seeding quando uma fanpage faz mais de uma postagem diária. Com isso, o alcance das postagens diminui.

Em uma rápida pesquisa feita em blogs e portais especializados em social media, não encontramos informações oficiais do Facebook sobre isso. Aliás, nos próprios canais oficiais da rede social, as informações são desencontradas. Na Central de Ajuda, a recomendação é de “pelo menos uma postagem por dia”. Já a página do Facebook para empresas, orienta que se “publique, no mínimo, de 1 a 2 vezes por semana para que você se mantenha no topo da lista e relevante para as pessoas que curtem a sua Página”.

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Fato é que, vindo de profissionais respeitados no mercado de mídias sociais, a informação não pode ser completamente ignorada. Continuaremos monitorando e avaliando a influência da quantidade de postagens no alcance da página e compartilharemos novas informações, assim que as tivemos.

Nota: é importante lembrar que conteúdo relevante sempre promove engajamento, independentemente de qualquer algorítimo. E “relevante” é um termo muito relativo… Depende do que os fãs esperam e admiram em uma marca. Portanto, mais importante do que desvendar os mistérios do Edgerank é conhecer profundamente o comportamento dos seus fãs.

Update

Semanas após a publicação deste post, o Facebook confirmou que fez mudanças no Edgerank, exibindo nos topo dos feeds de notícias posts que considera relevante para cada usuário. Segundo informações do Facebook, nesta nova dinâmica, o engajamento de amigos é um dos principais critérios para definir a relevância de um post – mesmo que ele tenha sido publicado há alguma horas.

Com isso, a suspeita levantada pelos profissionais do mercado foi, praticamente, confirmada. Ou seja, menos posts diários podem, sim, aumentar o engajamento nas fanpages. É importante analisar os conteúdos, dias e horários que geraram mais interação na sua página e redefinir a estratégia de publicações.

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