Com as novas necessidades de mercado como trabalho noturno, horas extras etc., nosso corpo sofre cada vez mais com discrepâncias na hora do bom e merecido sono. Fica cada vez mais difícil cumprir as famosas oito horas de descanso que tanto precisamos.

Obviamente, trabalhar até mais tarde e dormir menos para cumprir as horas de trabalho acontece. Mas não deixe que isso vire uma rotina, pois os efeitos negativos para sua produtividade são expressivos.

200212196-001

Abaixo, listamos alguns benefícios que o sono traz para seu trabalho:

Eficiência

Noites bem dormidas não só te deixam mais disposto, como lhe ajudam a encontrar soluções de maneira mais assertiva e rápida.

Criatividade

Uma das primeiras habilidades que perdemos com a falta de sono é a criatividade (logo quem, né?). A falta dela faz com que proponhamos soluções menos eficientes e que, em geral, exigem mais esforço para serem cumpridas.

Motivação

A sensação de disposição após uma noite bem dormida não é apenas física, ela também influencia na forma como seu cérebro trabalha. Ex: quando estamos fisicamente cansados, temos a tendência em executar tarefas menos exigentes, como acessar aquele site de notícias para nos “mantermos informados” ou atender aquela solicitação de chat daquele seu amigo que passa o dia querendo conversar com você. Um cérebro cansado fica desmotivado para atacar problemas maiores, ou seja, o que realmente interessa no seu dia a dia de trabalho.

200334135-001

Retrabalho

Quando trabalhamos cansados temos uma grande chance de executar tarefas de maneira inapropriada que gerarão ajustes e, até, refações. Fora que, em alguns casos, elas envolverão outras pessoas o que acarretará em uma perda de produtividade em escala ainda maior. Para consertar esses erros, muitas vezes fazemos horas extras e, por conta disso, temos menos horas de sono, de lazer e acabamos em um ciclo vicioso. Portanto, mais uma vez, menos é mais. E mais, é menos.

Tranquilidade

Ao descansar, você literalmente renova suas energias, o que possibilita agir com mais serenidade frente às situações adversas que aparecem durante um dia de trabalho. Resumindo: seu sono pode ser a linha divisória entre “descascar um abacaxi com maturidade” ou mandar alguém ir “tomar caju”.

Cochilo não é desleixo

Sabe aquela dormida logo após o almoço (a famosa cesta)? Para a maioria, pode parecer desleixo, descaso ou até falta de respeito, mas na verdade ela pode ser “os trinta minutos” que farão toda a diferença no seu dia. “Perder” meia horinha no sofá, pode trazer muito mais do que um relógio pode medir. Caso sua rotina não permita que você tenha esse hábito, não culpe seu chefe ou empresa por isso, mas sim, busque garantir uma boa noite de sono para não precisar desse recurso.

Gostou? Então veja mais sobre a relação entre sono e produtividade: http://www.jornaldoempreendedor.com.br/destaques/a-verdade-sobre-sono-e-produtividade-no-trabalho-importante