Se você ainda não ficou sabendo da “novidade” que a Google preparou para usuários de seu sistema de e-mails, prepare-se para uma bomba: você está prestes a receber em sua conta de e-mail um novo nível de spam.

Sim, não estou brincando. Um novo recurso que será liberado ao longo dos próximos dois dias torna possível para qualquer usuário do Google+ que te siga na rede, lhe envie um e-mail. E ele nem precisará saber o seu endereço de e-mail. Para piorar, o Google usou uma tática nada agradável, “padrão Facebook”, de ativar o novo recurso por padrão, ou seja, você nem ao menos foi ou será informado disso.

Mas calma, afinal, este post dedica-se a evitar que seu e-mail seja inundado de spans e não desesperá-lo ainda mais. Vamos ao que interessa:

1º passo

Para evitar que os usuários do Google+ enviem e-mails para você, basta ir em Configurações (lado direito superior da tela do e-mail).

2º passo

Ao abrir o painel, clique novamente em Configurações e role a guia “Geral” até ver a opção “Email via Google+” (se você ainda não vê a nova configuração em sua conta do Gmail, volte nos próximos dias, já que o recurso ainda está sendo liberado a todos os usuários).

3º passo

Clique no menu drop-down e selecione a configuração que você achar melhor. Lembre-se, o Google está deixando que qualquer pessoa do Google+ envie mensagens não solicitadas por padrão. Optei por parar de receber e-mails do Google+ por completo, selecionando a opção “Ninguém”.

gmail-google-plus-email-setting

Depois é só salvar as alterações e pronto.

Porém, se o Google lançou essa funcionalidade nova, nem tudo é uma tragédia. Para saber mais sobre como evitá-la e conhecer alguns (poucos) benefícios, clique aqui.

Fonte: IDG Now