183744525

“Qual é o porte da sua empresa”? As pessoas nos perguntam. Mesmo sendo só para puxar conversa, elas não esperam ouvir algo modesto. Quanto maior o número de funcionários, mais marcante, profissional e poderoso você parece. “Nossa, que legal”, dizem se você tiver mais de 100 empregos. Se a sua empresa for pequena, você ouve um “Ah… legal”. O primeiro comentário representa um elogio; o segundo é dito apenas por educação. Por que isso acontece? Qual é a relação entre negócios e tamanho? Por que a meta é sempre expandir? Por que tanta atração pela grandeza, além da necessidade de alimentar o ego? Qual é o problema de encontrar o tamanho ideal e permanecer assim?

Por acaso olhamos para as universidades Harvard ou de Oxford e dizemos “se elas expandirem, abrirem filiais, contratarem mais alguns milhares de professores, tiverem uma abordagem global e se espalharem pelo mundo todo, aí sim serão universidades excelentes”? É claro que não. Não é desse modo que medimos o valor dessas instituições. Então por que medimos as empresas assim?

Talvez o ideal para sua empresa seja ter cinco funcionários. Talvez seja 40. Ou até 200. Por que não apenas você e um notebook? Não faça suposições precipitadas sobre o tamanho que você deve alcançar. Cresça devagar e identifique o momento em que chegar a um bom equilíbrio. Contratações prematuras levam muitas empresas à falência. Evite também grandes crescimentos súbitos, pois eles podem fazer com que você passe do tamanho apropriado.

“Pare de ver o tamanho reduzido como apenas um degrau. Talvez ele seja um ótimo ponto de chegada”.

Já percebeu que, enquanto as empresas pequenas desejam ser maiores, as empresas grandes sonham em ser mais ágeis e flexíveis? Depois que uma organização se expande, fica muito difícil encolher sem demitir funcionários, desmotivar a equipe e mudar todo o jeito de fazer negócios.

A grande escala não precisa ser seu objetivo. E não estamos falando apenas do número de funcionários. Tudo isso se aplica também a despesas, locação, infraestrutura de TI, móveis, etc. Essas coisas não acontecem por acaso. Você decide se quer incluí-las ou não. As assumir muitas despesas você se verá obrigado a construir um negócio complexo, muito mais difícil e estressante de administrar.

Não se sinta inseguro na hora de ter como meta um negócio pequeno. Qualquer pessoa que tenha uma empresa sustentável e lucrativa, seja ela grande ou pequena, deve se orgulhar.

Fonte: “ReInvente Sua Empresa” – Jason Fried & David Heinemeier Hansson