Schedule-tweets

Dashboards para mídias sociais são uma bênção, e às vezes uma maldição. O lado positivo: eles nos permitem fazer monitoramentos de forma eficiente e fazer melhor uso do nosso tempo. Além disso, eles permitem que programemos potagens importantes. Mas, às vezes, isso pode ser problemático. Alguns pensamentos rápidos sobre no que ficar de olho na hora de programar conteúdos em mídias sociais, especialmente com tuítes.

Lado Positivo

1) Programar libera um tempo precioso na hora de se envolver com conversas via twitter. Eu sei que isso soa contraditória, mas é verdade. Uma das razões pelas quais eu gosto do Twitter é porque ele me dá uma oportunidade de compartilhar boas informações que eu acho na internet com outras pessoas. A maior parte dos meus seguidores buscam informações que eles possam usar. Eu passo cerca de meia hora por dia procurando por conteúdo que vai ajudar meus seguidores a serem melhores profissionais de marketing nas redes sociais. Eu programo esses tuítes para que eu possa passar o resto do meu tempo no Twitter procurando por informações úteis e notícias em tempo real que eu possa retuitar.

Meu feed do Twitter é 1/3 retuítes e 2/3 links que eu encontro. Honestamente, eu não tenho o dia todo para passar no Twitter, mas eu tenho algumas notificações configuradas para palavras-chaves importantes, e eu tenho listas para ficar de olho em influenciadores chaves ao longo do dia.

2) Programar Tuítes permite que eu me envolva com notícias em tempo real. Mais uma vez, eu sei que isso soa contraditório, mas não é. Para mim, programar é uma tarefa pró-ativa. Esmiuçar o twitter o dia todo por informação em tempo real é reativo. Em primeiro lugar, eu não consigo fazer isso. O twitter não é meu ganha-pão então o tempo que eu passo nele é focado. Para mim, programa anda de mãos dadas com listas. Usando uma ferramenta como Sprout Social, Hootsuite ou TweetDeck permite que você acesse informações importantes em listas de tópicos quando você precisa. Com vários tuítes chaves programados, eu estou livre para procurar por conversas e informação em tempo real que são importantes para o meu negócio e para os meus seguidores.

Lado Negativo

1) Programar é uma tentação para “escrever e esquecer”. Programar pode ser uma tarefa que encoraje o “modo transmissão”. Lute contra essa vontade. Programe-se para estar presente diariamente no Twitter, em busca de boas conversas e dando valor aos fãs.

2) Tuítes programados podem fazer você entrar numa fria. Mais de uma marca já teve problemas com tuítes programados e ignorados. Se você programa, você tem que estar de olho no tempo real. Não tem nada pior para uma marca do que programar um tuíte percebido de forma negativa por causa de um evento trágico. Como eu disse anteriormente, programar deve ajudá-lo a permanecer envolvido no tempo real, não ajudá-lo a ignorar o tempo real.

3) Fique de olho em tuítes “se X, então Y”. Outra armadilha é programar tuítes baseados em resultados que você espera e então se esquecer deles. Seu time pode não vencer, mesmo que eles estejam com o jogo na mão. Além disso, não dê chance ao azar tendo dois tuítes programados para cada resultado, pensando que você voltará a tempo de deletar aquele que você não precisa. Você nunca sabe o quão distraído você pode ficar e esquecer o que programou.

Programar tuítes pode ser um grande poupa tempo e uma maneira eficiente de liberar ainda mais tempo nas redes sociais. No entanto, também tem um lado negativo. Será a ferramenta certa para você?

Fonte: Social Media Today