Sempre que alguém vai atualizar as redes sociais de uma marca pensa: “qual o melhor horário para postar”? A verdade é que não existe uma fórmula mágica e o melhor termômetro é o comportamento dos seus próprios seguidores e fãs.

Mas um estudo feito anualmente pela Scup ajuda a balizar a ativação de redes sociais, apresentando os “horários nobres” de cada rede a partir de uma análise dos períodos de maior volume de postagens feitas por usuários braasileiros. A versão mais recente do estudo, divulgada este mês, considera mais de 86 milhões de posts em Facebook, Twitter e Instagram, em 2013. O resultado, você confere a seguir:

FACEBOOK

  • Os usuários do Facebook têm um feed de notícias mais agitado às quintas-feiras, representando quase 16% do total de posts monitorados da rede social. Neste dia da semana, o período entre as 11h e 12h foi quando aconteceram mais publicações.
  • No geral, os picos de postagens de usuários acontecem às 11h, 16h e 20h.

Confira a análise detalhada sobre horários de posts no Facebook

TWITTER

  • A quantidade de tweets começa a ter um número expressivo a partir das 11h e mantém o padrão médio durante o resto do dia. O número aumenta consideravelmente nas terças-feiras, das 22h às 23h, com 585.160 mil publicações.
  • O maior número de tweets, no geral, se concentra entre 19h e 22h. Aos sábados, no entanto, os picos de postagens acontecem entre 13h e 16h.

Confira a análise detalhada sobre horários de posts no Twitter

INSTAGRAM

  • Na rede social que despontou no ano passado, vemos que os usuários gostam mais de publicar suas fotos nos finais de semana. Aproximadamente 32% das publicações são feitas no sábado e no domingo, entre 13h e 20h.
  • Durante a semana, os usuários do Instagram mostram-se mais noturnos: o número de publicações costuma crescer a partir das 17h.

Confira a análise detalhada sobre horários de posts no Instagram