A Microsoft acaba de divulgar uma pesquisa que mostra que, em países emergentes, as redes sociais são a primeira fonte de informação para 72% da população. Como país emergente que é, no Brasil 80% acreditam que a tecnologia pessoal desempenhou um papel importante na inovação em negócios. Atrás somente da Indonésia, o brasileiro é o povo mais otimista em relação ao impacto positivo da tecnologia na criação de ideias inovadoras dentro das empresas. A percepção positiva é mais recorrente em países emergentes, onde 76% declararam acreditar na tecnologia pessoal como fator que move a inovação nos negócios. O índice foi de 63% em países desenvolvidos e de 72% na média global. O estudo levou em consideração plataformas como Facebook, YouTube, Twitter, QZone, Weibo, Vkontakte, Instagram e LinkedIn. Ao todo foram mais de 12 mil entrevistados, em 12 países diferentes.

Redes sociais também como atendimento

E não é apenas como fonte de informação que as redes sociais vêm se destacando. A comunicação de “fora” para dentro também cresceu muito. Com cada vez mais frequência, pessoas utilizam os canais sociais para interagir com as marcas. Tanto que o tempo médio de resposta que se espera de um canal “social” é bem menor se comparado com os canais tradicionais. Ou seja, as pessoas acabam preferindo enviar alguma solicitação via redes sociais do que o bom e velho e-mail ou até mesmo telefone.

Isso, de forma alguma, representa que ambos (telefone e e-mail) estejam aposentados. Muito pelo contrário. Mas isso é papo para um outro post.