Recentemente, o Google fez uma grande atualização no seu algoritmo de busca móvel que vai mudar a ordem em que os sites são classificados quando os usuários executam pesquisas a partir de smartphones ou tablets. Dentre os fatores que serão considerados estão o tamanho dos textos, a facilidade de aceso a links e cliques, e o redimensionamento do site para se adaptar a telas menores. Sites que não são adaptados para versões móveis (ou não são sites responsivos) serão rebaixados nos resultados de pesquisa e podem desaparecer.

A mudança se dá devido à realidade atual de acesso à internet. Estima-se que 60% do tráfego na internet hoje venha de dispositivos móveis e o Google quer que os usuários tenham uma boa experiência sempre que clicar em um link móvel. Afinal, quem nunca teve dificuldade em navegar em um site que não seja responsivo, a partir de um dispositivo móvel?

Os impactos dessa mudança já poderão ser vistos em relatórios do Google Analytics. A partir de agora, sites que não sejam responsivos ou que não sejam adaptáveis a dispositivos móbile verão uma queda significativa em seus acessos por conta desses rebaixamento nas buscas.

“A mágica do Google sempre foi construída em cima da relevância, e o conteúdo é o mago por traz disso tudo”, diz  Itai Sadan, CEO da empresa de construção de website Duda. “Mas esse conceito está mudando. Sim, eles estão dizendo que o conteúdo ainda é extremamente importante, mas a experiência do usuário é tão importante quanto. Não é suficiente ter todo o conteúdo certo se as pessoas vêm para o seu site e não conseguem lê-lo.”, completa.

Portanto, as empresas que quiserem continuar relevantes no Google precisam urgentemente adaptar seus sites para dispositivos mobiles ou estarão arriscadas a desaparecerem do radar dos usuários do maior site de buscas do mundo.