O WordPress é uma das principais plataformas para desenvolvimentos de sites, blogs e demais aplicações web. Aqui na táLIGADO usamos bastante essa solução para criar sites de pequeno porte, páginas de campanhas de lançamentos de novos produtos, páginas para enquetes etc. Enfim, além de super intuitivo e fácil para administradores, a plataforma é excelente para novos desenvolvedores o que facilita muito a vida de pequenos negócios ou empresas que precisem expor sua marca na web. Isso sem falar que os sites em WordPress são SEO Friendly, o que significa que o Google terá mais facilidade em ler seus sites e indexá-los. Para você é ótimo, pois facilita muito na hora de ser encontrado em uma busca no Google.

Bom, chega de rasgação de seda e vamos às principais novidades da versão 4,6 do WordPress.

OBS: o texto abaixo foi escrito pela João Paulo de Oliveira, do excelente site Digitalks.

Avanços no editor

Grandes correções e melhorias foram executadas no editor e elas focam na experiência de desenvolvedores e gestores de conteúdo. Estes novos recursos que foram implementados ao core da plataforma prometem ganho de tempo e diminuição do retrabalho.

wp

O WordPress já apresenta a funcionalidade do autosave desde sua versão 3.6. A novidade é que o recurso foi revisto e está mais seguro, ajudando os gestores de conteúdo que sofrem com internet instável ou outros problemas de conexão.

wp2

Após as recuperação o post volta a exibir as correções gravas. 

 

Destaque para links quebrados

A outra novidade é que o editor do WP 4.6 validará automaticamente os links que forem colocados (ou colados) no conteúdo. Gestor ou criador de conteúdo serão alertados visualmente caso hajam links quebrados.

wp3

O editor mostrará claramente se o link está ativo ou não, como está na imagem. Caso o link esteja quebrado, o mesmo será destacado pela cor vermelha.

 

Temos fontes nativas no Admin

Ter fontes nativas já integradas ao core já é uma realidade e uma facilidade do WordPress 4.6, pois o novo recurso deixa a instalação WP mais rápida, mais bonita para os usuários e mais fácil de dar suporte.

A versão anterior do WordPress ainda utilizava as fontes do Google, com o WP 4.6 a vantagem de usar fontes nativas é que elas estão à disposição de todos. Assim, as fontes serão carregadas mais facilmente pelo sistema, o suporte de idioma será melhorado e sistemas web parecerão mais com aplicativos nativos (o que já é tendência).

Em versões anteriores utilizávamos como padrão a fonte Open Sans, agora podemos contar com a Natively que cobre os principais sistemas operacionais incluindo Android, iOS, Windows e Linux.

 

Quer ver o que está fazendo? Utilize o Customizer.

O WordPress se destaca no mundo tecnológico por ser flexível o suficiente para ser personalizado do jeito que você desejar.

O Customizer facilita essa tarefa ainda mais, esta API serve para visualização em tempo real das alterações, dando mais flexibilidade nas opções de personalização de todo o site. Para desenvolvedores que se ligam bastante na estética do projeto o live preview (pré-visualização ao vivo) permite que o usuário tenha acesso ao preview antes mesmo de salvar, atualizar ou postar o conteúdo, independentemente se o tema estiver ativo ou não.

Para utilizar o Customizer não é necessário nenhum conhecimento técnico avançado. A finalidade dessas alterações é manter claro as validações feitas, proporcionando um bom desempenho e facilitação visual para o usuário.

 

Resource Hints e seus benefícios para performance

O WordPress tem o costume de adotar novos tipos de implementação que geram benefícios aos desenvolvedores e usuários, uma dessas inovações é focada em Resource Hints. Esta novidade promete grandes melhorias de performance para as instalações em WordPress a partir do 4.6.

Basicamente essa novidade funcionará da seguinte forma, o WP 4.6 detectará os arquivos estáticos externos ao seu domínio, inseridos através da função wp_enqueue_style e fará uso da tag <link> com o atributo rel contendo o valor dns-prefetch no cabeçalho da página resultando em um código assim:

wp6

Com essa marcação HTML no cabeçalho da página o agente de usuário vai iniciar e antecipar o processo de resolução de DNS em background, melhorando a performance e reduzindo o tempo desse processo.

wp7

 

Veja mais detalhes sobre o comportamento do Resource Hints.

 

WP_Site_Query e WP_Network_Query para multisites no WordPress 4.6

Para quem usa multisites, sempre há aquelas “complicações” de se localizar um determinado conteúdo em um determinado site e em uma determinada rede. sem falar nas preocupações de performance e segurança.

Como nesse exemplo de consulta básica:

wp8

 

 

No WordPress 4.6 foram criadas duas classes: WP_Site_Query e WP_Network_Query, que resolvem justamente essas questões, deixando o sistema de buscas flexíveis de sites na rede.

É possível realizar consultas usando a tabela$wpdb->blogs ou$wpdb->sitespor meio de ID, domínio caminho e muito mais. Pode-se ainda associar a filtros e ações, como por exemplo:

wp9

As consultas na versão 4.6 do WordPress se resumem ao uso das classes WP_Site_Query e WP_Network_Query que retorna em uma matriz (array) com a lista de sites correspondentes aos critérios informados para a pesquisa, as entradas da matriz (array)são objetos instanciado pelo WP_Site e WP_Network.

wp10

Soluções como essas facilitam o trabalho sem interferir na performance e segurança dos usuários, pois asconsultas ficam armazenados em cache.