Manter uma identidade visual nas redes sociais vai muito além da questão estética. Hoje, sabe-se que, diferentemente da tradicional “leitura em F” da internet, o centro da tela (local das timelines) é o espaço que recebe maior atenção dos usuários de redes sociais. Um estudo encomendado pelo Mashable concluiu que leva apenas 0.2 segundos para captar a primeira atenção do usuário nas timelines de Facebook, Twitter e LinkedIn. Ou seja, esse é o tempo que define se alguém vai prestar atenção a um post ou vai passar para o próximo.

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Exemplo de post da nova identidade visual da Clave nas redes sociais

Portanto, as marcas que querem ganhar atenção do usuário devem investir numa identidade visual facilmente identificável nas redes sociais. E, claro, que dialogue com sua própria identidade visual, com as mensagens que deseja transmitir e, principalmente, com interesses target. Esse exercício criativo nos ajudou a desenvolver uma nova identidade visual para as redes sociais da Clave Potencial e Performance.

Para transmitir os valores da marca, nos apropriamos dos mesmos conceitos usados pela consultoria para modernizar sua identidade visual corporativa. O resultado são posts com mais cores, correspondentes aos produtos da empresa, mas com o mesmo conteúdo que já vinha se mostrando relevante para as seguidores e fãs da marca nas redes sociais.

“Mantivemos a estratégia de conteúdo, que já vinha se mostrando eficaz, mas demos uma nova roupagem a ela, adequada ao novo momento da marca”, explica Raphael Maia, sócio da táLIGADO Comunicação Conectada. A agência é responsável pela gestão das redes sociais e do conteúdo do site da Clave desde 2013.