Mesmo sendo uma rede social voltada para o networking profissional, o LinkedIn vem, cada vez mais, incrementando as possibilidades de conexão entre pessoas e marcas. A ferramenta de mensagens foi uma das que ganhou novas funcionalidades, recentemente. Além de facilidades para acessar e usar o chat, agora, também é possível criar anúncios nas caixas de entradas de usuários.

print_msg_lkd2

O formato de publicidade nas caixas de entrada do LinkedIn atrelam mensagens a anúncios com imagem, abrindo um leque de oportunidades para as empresas que atuam na rede. A novidade apareceu logo após a mudança da interface lançada no início de 2017, que deu nova roupagem à área de mensagens.

O novo layout do LinkedIn trouxe também uma janela permanente de chat que fica minimizada no canto direito da tela, encurtando o caminho das conversas entre usuários da rede. Agora é possível saber inclusive quando um contato visualizou ou está escrevendo uma mensagem – a exemplo do que acontece no Messenger do Facebook e em outros aplicativos de mensagem.

print_msg_lkd

O LinkedIn, aliás, parece estar “surfando na onda” de aproximar as pessoas e marcas de forma cada vez mais direta por meio do chat. Nossa sócia Mariellen Romero falou sobre essa tendência em um artigo recente publicado no LinkedIn Pulse – acesse aqui: “Trocar mensagens instantâneas com usuários leva a comunicação das marcas do B2B ou B2C para o campo do B2P. Ou seja, é a marca falando diretamente com cada pessoa”, avaliou Mariellen.

Oportunidade para marca empregadora

O que a sócia da táLIGADO chamou de “chat marketing” pode ser, no LinkedIn, uma forma de simplificar a comunicação entre recrutadores e candidatos, ao mesmo tempo em que a empresa reforça seu posicionamento como marca empregadora. Mariellen avalia, no entanto, que é importante planejar o uso desse recurso: “O alinhamento entre as áreas de marketing e recursos humanos permite à empresa explorar todo o potencial do LinkedIn”, projeta.