Essa pergunta é muito frequente logo assim que iniciamos trabalhos com uma marca nova aqui na agência. Em tempos de orçamentos mais enxutos e comedidos, é preciso ter certeza no que investir. Quando me deparo com esse tipo de dúvida, procuro sempre usar a seguinte analogia: quando as redes sociais começaram a bombar no Brasil (cerca de 9 anos atrás), quantos dos seus amigos tinham voz ativa nas redes? Quantos deles estavam presentes nas redes sociais? Destes, quantos tinham algum tipo de negócio paralelo a seus trabalhos e, consequentemente, tinham uma página para divulgar esse negócio?

“Fomos inundados por milhões de vozes falando “zilhões” de coisas ao mesmo tempo. Se antes era fácil ser visto apenas produzindo postagens em ritmo frenético para as redes, hoje não há tecnologia que consiga indexar e entregar tudo isso de forma palatável”.

 

Agora faça a comparação com hoje em dia: quantos dos seus amigos hoje dedicam parte de seus tempos para divulgar uma nova marca de cerveja que criaram, uma nova fórmula de brigadeiro ou um blend revolucionário do hambúrguer que ele hoje vende em um food truck com um sócio? Agora pense em quantas marcas estavam presentes no início do Facebook lá atrás e quantas hoje fazem marketing na rede social?

light-bulbs-1125016_960_720

Ou seja, fomos inundados por milhões de vozes falando “zilhões” de coisas ao mesmo tempo. Se antes era fácil ser visto apenas produzindo postagens em ritmo frenético para as redes, hoje não há tecnologia que consiga indexar e entregar tudo isso de forma palatável. Tampouco nosso cérebro conseguiria acompanhar tanta informação (qualquer dia desses falo da era da desatenção que vivemos). Diante disso, pergunto: como garantir que o seu conteúdo apareça para seus clientes?

A resposta é investir em publicidade nas redes sociais. Sim, o bom e velho Google AdSense, Facebook Ads (de advertising) e por aí vai. Especificamente, no Facebook temos ótimas opções como anúncios segmentados para seu target, impulsionamento de postagens (que também pode ser segmentada) e muito mais.

Claro, é possível aparecer organicamente com conteúdos virais ou ricos (como vídeos, e-books etc.). Mas até nesses casos, o impulsionamento desses conteúdos jogará eles a um patamar de visibilidade que certamente você não alcançaria apenas organicamente (ou seja, sem nenhum tipo de investimento).

Em um próximo post falarei um pouco mais sobre as melhores técnicas de conteúdo, horário, contexto e imagem para seus anúncios.