Fazer um investimento em Marketing Digital realmente pode ser algo que vai salvar os números do seu negócio. Porém, executar de forma avulsa, sem planejamento, as diversas ações que constituem essa metodologia também pode ser um tiro no pé.

Mas a falta de tempo, muitas vezes, atrapalha o Planejamento de Marketing Digital. Para evitar que você continue investindo energia em ações que, geralmente, resultam em mais frustração do que retorno para seu negócio, sugerimos uma agenda de 4 dias para fazer seu planejamento de Marketing Digital. Investindo um tempinho a cada dia, você chegará a um plano completo e tangível – que vai garantir o máximo de resultados de cada ação de Marketing Digital da sua empresa. Vamos começar?

  • Dia 1: Façam um relatório de estado atual
    Tempo estimado: 30 minutos

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que, para determinar onde se quer ir, é preciso saber onde você está. Por meio do relatório de estado atual, você conseguirá enxergar de forma clara suas principais forças, fraquezas e oportunidades. Possuindo essas informações, você será capaz de determinar com mais eficiência seus objetivos e partir para os passos seguintes.  Você pode usar a ferramenta gratuita Raio-x do Marketing Digital para analisar as suas ações atuais de Marketing Digital e ter insights de como podem melhorar.

  • Dia 2: Faça um estudo de público-alvo (personas)
    Tempo estimado: 1 hora

À primeira vista, muitos donos de negócios próprios que desejam investir em Marketing Digital acham desnecessário um estudo de personas, alegando que já sabem bastante sobre seu público. No entanto, aqui vale aquela frase que diz que “conhecimento nunca é demais”. Mas fato é que você precisa conhecer seu público-alvo com profundidade. Isso pode proporcionar insights que farão total diferença nos seus resultados. Esse estudo serve justamente para, além de encontrar novas informações cruciais sobre seu público-alvo, confirmar aquelas que você já imagina que possui. Assim, você conseguirá não só adaptar as soluções que oferece para sua audiência, como também poderá planejar um todas as suas ações de Marketing Digital pensando nas personas da sua empresa, criando estratégias mais adequadas para seu público. Afinal de contas, para produzir o conteúdo que vai conduzir seu público-alvo pela jornada de compra, você deverá criar esse material com base nas características e comportamentos das suas personas. Para te ajudar na tarefa de descrever suas personas, você pode usar o Criador de Personas, uma ferramenta online e gratuita que facilita o trabalho.

  • Dia 3: Determine seus objetivos
    Tempo estimado: 1 hora

Com a visão clara de quem é seu público-alvo e de quais são seus atuais desafios, você determina seus objetivos. É importante que você estabeleça algumas metas para que depois você seja capaz de dizer se seu planejamento de Marketing Digital deu certo ou não. Por exemplo, se você está recém começando no Marketing Digital e seu site ainda não possui muito tráfego, pode determinar como objetivo o aumento de tráfego no seu site, seja em porcentagem seja em números absolutos. A partir daí, você pode ir traçando objetivos específicos para conseguir esse aumento de tráfego, como por exemplo, criar e publicar conteúdo em seu blog pelo menos uma vez na semana, divulgar todos os seus conteúdos nas redes sociais através de publicações e anúncios etc. Caso você já tenha uma presença digital um pouco mais desenvolvida, mas sua dor é a geração de Leads, você pode determinar como objetivo o aumento na geração de Leads, e identificar que tipo de estratégias você pode criar para estimular isso. Por exemplo, você pode oferecer materiais educativos por Landing Pages, para que os interessados tenham que deixar seus contatos para baixar o material, tornando-se Leads. Além disso, você pode criar outras situações no seu site que estimulem a geração de Leads, como espaços para os visitantes se cadastrarem em sua newsletter, uma página de contato de fácil acesso, pop-ups para participar de alguma promoção, receber um desconto ou baixar um material etc. Agora, caso você já tenha visitantes e Leads, mas seu problema é relacionar-se com eles, você pode focar em objetivos como o envio de Emails Marketing e a criação de fluxos de Automação de Marketing. Uma vez feito isso, você poderá avaliar qual o resultado dessas ações, como por exemplo, analisar a taxa de abertura e cliques dos emails etc. Veja aqui uma lista de objetivos de marketing digital que podem inspirar seu trabalho.

  • DIA 4: Liste os recursos necessários para atingir seus objetivos
    Tempo estimado: 2 horas

Depois de ter muito claro quais são seus objetivos, é hora de traçar o caminho necessário para que você alcance todos eles, certo? Para isso, liste todas as tarefas que precisam ser feitas para que o objetivo seja atingido, incluindo todos os recursos necessários para que as tarefas sejam concluídas – dinheiro, mão de obra etc. Depois de ter tudo isso anotado, você terá bastante claro o caminho que precisa ser trilhado para o alcance de todos os objetivos. Neste link, você pode baixar gratuitamente uma planilha gerenciamento de plano de ações com cada etapa registrada no modelo 5W2H ( WHAT – o que será feito? / WHY – por que? / WHERE – onde? / WHO – por quem? / WHEN – quando? / HOW – como? / HOW MUCH – quanto? ).

Pronto! Agora você já tem um planejamento de marketing digital. Mas para transformar isso em ações práticas, você precisa organizar o dia a dia de publicações, anúncios etc. Como o objetivo deste post é ajudar você a melhorar a atuação da sua marca em mídias digitais, vamos dar mais dicas extas:

  • Semanalmente: Faça um cronograma

Fazer um cronograma é importante para que haja o mínimo de atraso possível. Também é um bom exercício para estimar quanto tempo e esforço será gasto em cada tarefa. Além disso, fazer o acompanhamento periódico do cronograma pode ser bastante útil para conseguir ter uma consistência saudável de todo seu plano. No caso de conteúdos, você pode usar o Calendário de Gestão de Conteúdo da Resultados Digitais. Além do cronograma, o material traz diversos outros insights e informações que podem ser úteis para o seu planejamento.

  • Mensalmente: Monitore suas ações

Dê preferência para as ações que podem ter o resultado 100% monitorado. Isso será importante para fazer a avaliação de suas ações e determinar se o resultado é positivo ou negativo. Após o término de cada tarefa importante, faça o exercício de avaliar todos os números e identificar pontos de melhorias no processo ou tarefa para fazer correções. Observe também os pontos de acertos para replicá-los no futuro. A Resultados Digitais também oferece uma planilha gratuita para acompanhamento mensal de métricas.

Artigo com informações da Resultados Digitais