Cada vez mais as organizações de iniciativa privada sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público têm se mostrado importantes atores socioeconômicos no Brasil. E um dos grandes desafios enfrentados pelas instituições do terceiro setor é a captação de recursos a partir de doações de pessoas da sociedade civil. 

Atentas ao perfil solidário dos brasileiros, algumas organizações já se apropriam de modernas ferramentas de marketing para atrair atenção de potenciais parceiros para seus projetos sociais. É o caso da Junta de Missões Nacionais, agência fomentadora ligada à Igreja Batista do Brasil que, com apoio da táLIGADO, está estruturando uma estratégia de inboud marketing. 

Um dos principais objetivos do trabalho é ampliar o conhecimento sobre a instituição para além da comunidade batista. “A Junta de Missões Nacionais mantém mais de 400 projetos sociais em todo o Brasil e o foco de atuação ultrapassa questões religiosas. As ações priorizam o resgate da dignidade e da qualidade de vida de milhares de brasileiros”, avalia Mariellen Romero, sócia da táLIGADO que acompanha o projeto. 

A parceria entre a Junta de Missões Nacionais e a táLIGADO terá duração de, pelo menos, seis meses – prazo pretendido para estruturar o plano e as ações de inbound marketing. O primeiro marco do trabalho foi a campanha “Eu quero ajudar”, sintetizada no site euqueroajudar.org.br. A página apresenta a atuação da Junta de Missões Nacionais mostrando resultados dos projetos e as causas pelas quais a organização trabalha. Atrelada ao site está sendo realizada uma campanha que envolve conteúdos e mídia online para aproximar a marca de pessoas que sejam potenciais doadores para os projetos.