As “figurinhas” chegaram com tudo no WhatsApp e muitas pessoas já estão viciadas em usar essa novidade. 

Ótimas para expressar sentimentos durante os diálogos, elas podem ser usadas além do discurso informal entre amigos. Mas, aliado ao posicionamento da organização, esse recurso também pode ser utilizado como um forte aliado da comunicação institucional.  

No próprio WhatsApp há várias opções de figurinhas prontas que podem atender muito bem à necessidade de criar um relacionamento mais afetuoso com seu público. No entanto, é possível criar stickers personalizados, o que favorece ainda mais a comunicação da empresa 

Com criar figurinhas personalizadas no WhatsApp? 

Uma das maneiras mais simples é procurar no Google ou em bancos de imagens, fotos liberadas para uso, com fundo transparente, e salvá-las em seu celular. 

Outra possibilidade é usar uma imagem que você já tenha, pode ser uma foto da sua equipe ou de um produto da sua empresa, e retirar o fundo. Nesse caso, é necessário baixar um aplicativo com a funcionalidade de apagar os fundos das imagens. 

Mas como inserir essas imagens no WhatsApp como figurinhas? 

Para inserir as imagens na galeria do WhatsApp é necessário instalar o aplicativo “Personal Stickers for WhatsApp”, disponível para Android, ou  “WSTicK”, para iOS. 

Esses apps servem para carregar as imagens desejadas na galeria. É necessário adicionar, no mínimo, três imagens por vez. 

Depois, ao abrir uma conversa no WhasApp, clique no ícone de emoticons e procure suas figurinhas para enviar sua imagem. 

Em que ocasiões sua empresa pode usar as figurinhas do WhatsApp? 

– Conversas de atendimento ao cliente 

– Divulgação de produtos ou ofertas 

– Ações de relacionamento (por exemplo, atualmente é muito comum que vendedoras de lojas de roupa ou acessório femininos enviem uma mensagem de WhatsApp para a cliente após uma compra. Por que não personalizar uma figurinha para essa conversa?) 

– Comunicação interna 

Adotar os stickers à sua comunicação é uma ótima forma de mostrar que sua empresa está antenada, melhorar seu relacionamento com o público e cativar ainda mais seus clientes.