Os truques e dicas são ótimos para otimizar o processo de criação e envio de campanhas de e-mail marketing.

Por isso preparamos os melhores insights para você acertar na produção da sua campanha e aumentar as taxas de abertura e engajamento dos seus e-mails.

1 – Aposte em assuntos que chamem a atenção do seu contato

Utilizar assuntos que despertem o interesse do seu público-alvo é o ponto de partida para uma campanha de sucesso. Assuntos comuns não costumam atiçar a curiosidade, possibilitando uma taxa menor de aberturas.

2 – Fuja das palavras típicas de SPAM

Algumas palavras são comumente usadas em envios de SPAM e devem ser evitadas, pois utilizando elas há uma grande possibilidade do seu e-mail cair na caixa de lixo eletrônico. Portanto, palavras como: grátis, free, clique aqui, desconto… devem ser extinguidas da produção de conteúdo do seu e-mail.

3 – Evite e-mails longos

Um corpo de texto gigante desperta o desinteresse do leitor. Além disso, alguns provedores cortam conteúdos extensos de e-mails.

O corpo do seu e-mail deve ser objetivo, coeso e coerente

4 – Nem pense em utilizar anexos

Os anexos tendem a ser entendidos como conteúdo malicioso, pelos provedores, e automaticamente podem ser levados para caixa de SPAM.

Então, se você quer disponibilizar algum arquivo para seu público-alvo, aposte em hospedar o mesmo no seu site ou em arquivo de nuvem, disponibilizando apenas o link do arquivo no corpo do seu e-mail.

5 – Teste o envio

No envio teste é possível perceber e encontrar erros que podem passar despercebidos durante a produção da campanha.

Recomenda-se, portanto, enviar o e-mail teste para alguém que não teve contato com o e-mail anteriormente.

6 – O design importa muito

A parte visual do e-mail é tão importante quanto o conteúdo em si. Cores, fontes, contrastes e a cores em sinergia e o botão de CTA (Call to action) em destaque tendem a chamar mais atenção do leitor e, portanto, tendem a ter mais taxas de cliques.

7 – Escolha um remetente “real”

E-mails como comercial@, no-reply@ e contato@ são exemplos que causam impessoalidade por parte de quem recebe, dando a impressão maior ainda de envio generalizado e em massa.

A estratégia de usar o nome de alguém da empresa, com foto e assinatura causa a empatia do lead, criando um maior vínculo com seu escritório.

Sempre deixando claro a disponibilidade do remetente em responder qualquer questão.

8 – Adeque seu e-mail para o mobile

Atualmente grande parte dos acessos são realizados via dispositivos móveis. Essa demanda exige que seu e-mail seja adaptado para essas versões.

Então, na hora de testar o envio, além do desktop, teste na maioria de celulares e tablets possíveis.

9 – Tenha uma lista de e-mails atualizada

É importante sempre atualizar as listas de e-mails dos contatos que te interessam.

Isso facilita sua campanha, visto que você pode enviar seus e-mails para contatos válidos.

10 – Segmente os destinatários

A melhor prática é focar o conteúdo para as pessoas que você deseja atingir com a mensagem do e-mail.

Não é recomendável enviar uma mensagem generalizada, para destinatários também generalizados, pois isso só vai diminuir o número de taxas de abertura e engajamento da sua campanha, piorando o desempenho de campanhas futuras.