Fake News, privacidade e vazamento de dados foram alguns dos assuntos que movimentaram os debates sobre a influência das redes sociais em 2018. Para 2019, a expectativa é sanar os problemas encontrados no ano passado e intensificar a transparência e realidade das interações.

Por isso, as 5 tendências para as redes sociais em 2019 focam em:

Busca pela verdade

Sem dúvidas, o debate sobre as Fake News, principalmente no período das eleições, colocou em xeque a credibilidade de muitas empresas de comunicação nas redes sociais. A pesquisa anual de confiança e credibilidade Edelman Trust Barometer 2018 (Barômetro de Confiança 2018), realizada com mais de 33 mil pessoas em 28 países, revelou que 58% dos brasileiros entrevistados não sabem diferenciar o que é verdade ou mentira nas redes sociais. Através desse número, percebe-se a necessidade de investir na transparência.

Uso do Stories

Os Stories são os queridinhos do momento e em 2019 essa função vai ser potencializada. Segundo Chris Cox, chefe de produto do Facebook, essa ferramenta deve superar o feed no que diz respeito ao compartilhamento de informações.
Para mostrar relevância nas redes sociais, as empresas devem interagir mais com a ferramenta Stories do Instagram, Facebook, WhatsApp e Snapchat.
Além disso, o Linkedin está testando essa funcionalidade com o objetivo de ampliar a tendência dos jovens na rede social e aumentar a visibilidade e rede de contatos do usuário.
O foco passa dos conteúdos mais extensos para recursos multimídias que integrem vídeos e imagens. Isso tudo com autenticidade, transparência e realidade.

Crescimento do LinkedIn

O LinkedIn passou fortalecido pela crise das Fake News. Não é à toa que o número de usuários cresceu vertiginosamente, passando de 500 milhões no momento.
Para 2019, a tendência é que a rede social potencialize sua geração de conteúdo relevante.

Conversas pessoais e grupos

A busca por privacidade faz com que os usuários encontrem nos grupos “proteção” e interação com pessoas que compartilham dos mesmos interesses.
Olhar para estes nichos como forma de ampliar a influência da sua empresa é uma tendência importante, e os grupos no Facebook são os principais locais onde se pode ter uma relação mais direta com os usuários.
Além disso, o foco em conversas pessoais é outra tendência. Utilizar canais como Facebook Messenger e WhatsApp para atendimento direto e pessoal ao cliente tem funcionado com ótimos resultados, e o uso de Chatbots passam a auxiliar as empresas nessa demanda que só tende a crescer em 2019.

Destaque dos anúncios

Destacar seu anúncio no mar praticamente infinito de conteúdos possibilitados pelas redes sociais vai ser outra necessidade em 2019.
Campanhas com foco em conteúdo relevante e com histórias completas são algumas das tendências para destacar sua empresa em qualquer rede.