O assunto inteligência artificial está em discussão há anos, e ultimamente, está muito mais em evidência. Afinal, a tecnologia, suas ferramentas e processos de automação, devido à demanda do cenário digital, avançam cada vez mais rápido.

As redes sociais são um dos principais meios encontrados pelos consumidores para buscar informações e feedbacks sobre produtos e serviços. Então, a parte de mensagens de uma página, principalmente no Facebook, é uma das partes mais movimentadas.

Pensando em otimizar o tempo da equipe de vendas e Sac, as empresas estão aproveitando a automação de mensagens possibilitado pelos Chatbot.

O que é um Chatbot?

O Chatbot nada mais é do que um “robô” programado conforme a necessidade de uma organização. Esse robô mantém diálogos pré-definidos com usuários que entram em contato através do ícone de mensagens.

Além de ajudar com dúvidas e respostas frequentes, o chatbot pode captar leads (inclusive, já existem bots que integram diretamente com plataformas de automação e inbound marketing, como a RD Station). Dessa forma, logo após coletar informações como nome, e-mail e telefone de um prospect, o bot já inclui automaticamente esse lead na plataforma de automação da sua empresa.

Além disso, existe chatbot para praticamente todo meio de comunicação hoje em dia: whatsapp, SMS, telefone, site e o que mais sua empresa precisar.

Como criar um Chatbot para o Facebook?

Com um bom planejamento, estudo adequado do público-alvo e definição de objetivos, pode-se criar, através do Chatbot, diálogos com respostas corretas, mesmo que as perguntas não sejam exatamente programadas.

Para que isso ocorra de forma apropriada, deve-se criar um fluxo de atendimento, onde a empresa, por ter definido os tópicos acima, entende quais serão as palavras e temas abordados por quem tem interesse em seu negócio. Além disso, é importante que nesse fluxo de atendimento, o “robô” disponibilize menus que guiarão o usuário, restringindo a margem de erro.

Uma das ferramentas mais procuradas para atender à essa necessidade é a Chatfuel, que tem a opção gratuita.

Ao criar o login na ferramenta, automaticamente, você é conectado através da sua conta no Facebook e consegue montar a dinâmica de atendimento conforme o objetivo da empresa.

Então, é só criar um chat novo ou editar um já existente, vinculando ele a Página da sua empresa, e montar, na prática, o fluxo de diálogo estabelecido no planejamento.

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