Atualmente, é quesito básico ter um site performando com qualidade para aumentar o engajamento e acessos. Isso acontece com todas as empresas que são bem sucedidas e não deve ser diferente com os escritórios de advocacia.

Com respeito às diretrizes da OAB em relação à publicidade e propaganda, os escritórios podem (e devem) utilizar essa ferramenta na sua estratégia de Marketing.

Mas criar um site envolve um planejamento que estabeleça todos os critérios para ter sucesso. Portanto, é preciso seguir algumas regras básicas para aparecer nos primeiros resultados do Google.

Por issi, listamos os fatores chaves principais para um site:

 – CARREGAMENTO RÁPIDO 

A internet demanda agilidade porque os usuários querem achar rapidamente o que estão procurando. Um erro comum é criar um site com recursos desnecessários que afetam a velocidade devem ser evitados. Plugins e scripts, imagens muito pesadas e animações em flash são alguns deles.

Portanto, pensando em melhorar a experiência do usuário, o site deve ter uma boa hospedagem e um cache habilitado para otimizar a navegação.

É importante realizar testes regularmente para verificar esses fatores. 

– INFORMAÇÕES DE CONTATO 

Não adianta oferecer um campo de “Fale conosco” se não há uma pessoa responsável por checar as mensagens e respondê-las.

Por isso, disponibilize endereços e telefones que, de fato, poderão ser atendidos e respondidos regularmente.

– ABA DE NOTÍCIAS/BLOG 

O blog é, sem dúvidas, uma ferramenta primordial para a estratégia de marketing jurídico.  

Um possível cliente, ao realizar uma busca no Google, deseja encontrar informações sobre algo específico. Um bom site, portanto, precisa oferecer conteúdos relevantes para esclarecer as dúvidas desse leitor, mostrando que o escritório tem conhecimentos sobre determinada área de atuação

Para isso, vale apostar em textos que esclareçam dúvidas, publicar materiais para download, promover ações realizadas pelo escritório e divulgar eventos que os sócios, associados ou advogados participaram. Mas esses são só alguns dos temas possíveis.

Disponibilize também conteúdos através de vídeos. Ter colaboradores e sócios do escritório falando sobre assuntos relevantes torna a experiência mais pessoal, gerando maior empatia e identificação. 

Vale lembrar que manchetes e anúncios apelativos que forneçam preços ou serviços promocionais e gratuitos não podem ser utilizados, devido às diretrizes da OAB. 

– LAYOUT ATUAL CONDIZENTE COM O ESCRITÓRIO 

A questão visual é muito importante pois um site desorganizado e com cores destoantes provoca o incômodo do usuário. 

Formas, cores e fontes devem ser trabalhadas de forma harmônica, acompanhando a identidade visual do escritório. Além disso, a organização das páginas do site deve facilitar que o usuário encontre em até três cliques o conteúdo que procura.

– ADAPTAÇÃO PARA ACESSO EM CELULARES 

Os dispositivos móveis atualmente são os principais meios de acesso à internet. Portanto, o site do seu escritório precisa ser adaptável para as navegações via tablets e smartphones.

– ÍCONES DAS REDES SOCIAIS 

Estar presente nas redes sociais é fundamental. Os ícones dos aplicativos em que o escritório atua devem estar presentes e visíveis no site.  

Mas é importante que os icones levem o usuário diretamente para as páginas oficiais, que devem estar atualizadas e com conteúdos relevantes e adequados para cada rede. 

 – ESTRUTURA SIMPLES E OBJETIVA 

O site deve ter uma organização com divisões claras e objetivas. Para não errar tenha no mínimo uma aba de home, quem somos/sobre, áreas de atuação/serviços, notícias/blog e fale com a gente/contato. 

– URL PERSONALIZADA 

A URL é o nome da página que aparece na barra de pesquisa. Uma url amigável descreve exatamente o conteúdo da página em questão. Essa medida dá mais clareza ao endereço, facilita a descrição da página e compartilhamento de links pelos usuários. 

– DOMÍNIO PRÓPRIO 

O domínio próprio (endereço do site com nome do escritório) tem diversos benefícios. Ter mais alcance, possibilidade de criar o e-mail próprio e proteção da marca do seu escritório são só alguns benefícios.

O valor de investimento para ter essa estrutura vale as vantagens obtidas tanto para a criação do site, quanto para a manutenção dele. 

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