Antes de começar qualquer estratégia de marketing digital, é preciso fazer um planejamento adequado. 

Para isso, é preciso colocar em um documento os objetivos que se pretende alcançar e quais estratégias e ações deve-se investir para alcançar esses objetivos,  

Esse esquema básico de planejamento ajuda – e muito – a entender e direcionar seus objetivos, conteúdoscanais e público-alvo. 

Mesmo que mude de empresa para empresa, no cenário atual do marketing digital, temos canais que são os principais meios de distribuição de conteúdo relevante e que são locais fundamentais para que sua empresa marque presença e atue com qualidade e frequência. 

Então, provavelmente, sua empresa vai encontrar pelo menos dois canais dos mostrados abaixo, como peças fundamentais na estratégia de Marketing Digital do seu negócio. 

Blog 

Se o objetivo da sua empresa inclui ter uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, investir no blog é fundamental. Esse canal é utilizado como o ponto focal da produção de conteúdo e todas as outras ações e canais devem levar a ele. 

E-mail marketing 

Há quem diga que ninguém mais usa e-mail (mito). Esse canal é um dos mais importantes para os consumidores e é muito potente para estratégias de vendas e relacionamento.  

Oferta de conteúdo, envio de novidades acerca do seu negócio e área de atuação e promoções são comumente conteúdos direcionados para esse canal. 

Redes Sociais 

As queridinhas do marketing digital não podiam estar de fora dos canais digitais essenciais. 

Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, entre outras, são os motores da estratégia. É através delas que sua empresa divulga suas ações e conteúdos, e os usuários comentam, curtem compartilham. É onde acontece interação maior entre seu negócio e o seu potencial cliente. Portanto, use bastante as redes sociais para se manter atuante e visível no cenário digital.  

Mídias pagas 

As mídias pagas nada mais são do que um fator extra para potencializar a divulgação dos seus conteúdos e fazer com que eles apareçam para sua audiência de forma mais direcionada. 

Podem ser realizadas através de plataformas como Google Adwords, Facebook Ads e LinkedIn Ads, por exemplo. 

Necessitam de investimentos extra e de um bom estudo de palavras-chave para atingir o resultado desejado.