Dois critérios definem bons conteúdos: utilidade e interesse. E unir esses dois é uma das maiores dificuldades para o produtor de conteúdo.  

Pensar em como transmitir as informações relacionadas a sua empresa de forma agradável e interessante para o público-alvo é um desafio diário. 

Para fazer isso de forma adequada, o produtor deve criar conteúdos excelentes.  

Mas o que são conteúdos excelentes? 

Conteúdos excelentes são aqueles que conseguem disponibilizar informações úteis e despertar o interesse de quem se deseja atingir. 

Por exemplo: conteúdos úteis, como artigos da Wikipedia, raramente viralizam em redes sociais. Já conteúdos que viralizam, como as famosas “fotos de gatinhos” e memesgeralmente geram muito engajamento, mas nem sempre agregam valor às estratégias da marca 

O objetivo, portanto, do conteúdo excelente, é tentar unir esses fatores para que a sua marca possa se posicionar de forma completa.  

Por isso, ao criar os conteúdos da sua marca, é importante estar atento a unir itens que chamem atenção, com materiais que gerem valor. Ou seja, é preciso ter uma estratégia de conteúdo alinhada ao funil de vendas. 

Conteúdos úteis (repleto de informações relevantes) são bons para posicionar a marca em buscas na internet. Já o conteúdo viral, é muito positivo para estratégias relacionadas às redes sociais. Por isso é importante unir os dois, pois assim seu conteúdo consegue se posicionar bem em ambas as estratégias e ampliar a visibilidade da sua marca nos principais meios de informação da internet. 

Utilizar, por exemplo, as redes sociais para chamar atenção do seu consumidor e a partir de um conteúdo viral fazer com que ele acesse um conteúdo útil seu site, é uma maneira de considerar aquele conteúdo excelente. 

Nenhum conteúdo deve ser produzido sem seguir um objetivo. O que se deseja alcançar com determinado conteúdo deve estar ligado a qual estratégia será utilizada para ajudar na divulgação dos mesmos. Para o Marketing Digital, atualmente, a “dobradinha” Marketing de Conteúdo + Redes Sociais tem sido uma boa opção para quem precisa ganhar visibilidade na internet.