Quem trabalha com marketing sabe que tudo passa por etapas como: estudo, planejamento, ativação, monitoramento, mensuração e reestudo seguido de um novo planejamento. No ambiente web não é diferente. Muito pelo contrário. Os canais e ferramentas digitais facilitam bastante esse processo.

Abaixo tentarei detalhar um pouco de cada fase e, como juntas, são fundamentais para o sucesso de um trabalho web.

Estudo

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De posse dos pilares, valores, missão e visão da marca, é nesse momento que você analisará mais profundamente o universo que envolve seu objeto de estudo. Desde o que falam da marca nos principais canais que permeiam seu público, passando pelos cenários do mercado e, até, como a concorrência atua. Feito isso, e após um bom bate-papo com os responsáveis ou gestores da marca, é hora do próximo passo.

Planejamento de comunicação integrada

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Agora que você reuniu bastante dados do seu cliente, marca, mercado, concorrência, dentre outros, é hora de aplicar isso em uma estratégia que contemple: canais, linguagem, dinâmica de abordagem, identificação de clusters (para buzz, ações de relacionamento etc.), frequência de atualização (melhores dias e horários) e definição de KPI’s (indicadores chave de performance, em tradução livre do inglês).

Ativação

Depois que tudo foi estudado e planejado, é hora de meter a mão na massa. Por mais que esta seja uma das fases mais operacionais do projeto, também é a que requer mais inspiração. Evite o comodismo para seu conteúdo não cair no “mais do mesmo” e você correr o risco de perder relevância. Crie conteúdo autêntico, original e sempre alinhado aos valores e ao posicionamento da marca. Sempre que possível, revisite as duas fases iniciais para que sua produção seja a mais fiel possível ao planejamento proposto.

Monitoramento

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Na fase de monitoramento é comum nos acomodarmos com números e gráficos. Por isso, esforço redobrado pra sair dessa zona cômoda e entrar de cabeça no buzz. Aproveite para estreitar ainda mais o relacionamento com quem está falando com sua marca, com clusters e até com aquele perfil “sumidão” que há muito não interage. Esta é uma etapa que precisa acontecer em paralelo à anterior, para que você não perca oportunidades de interação e, assim, mantenha a marca sempre ativa nos canais onde atua.

Análise de performance

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Após ativar e monitorar, é hora de analisar o desempenho dentro do período pré-determinado. Nunca esqueça que, apesar de serem bons indicadores, números não são tudo e, muitas vezes, podem maquiar importantes indicadores. Portanto, debruce-se sobre tudo o que foi falado, compare com o que foi produzido e tenha sempre seus KPI’s como norteadores do trabalho. Não adianta ficar olhando para o jardim do vizinho. Ele até pode ser uma boa referência, mas o que vale são as suas próprias metas.

Revisão do planejamento

Agora que você já sabe o que funcionou e o que não deu tão certo assim, é hora de reavaliar as duas fases iniciais e ver se elas estão alinhadas aos desafios que você terá pela frente. Caso estejam tudo bem, não há porque mexer. Mas se as coisas não correram como o esperado, alguns ajustes na rota não fazem mal a ninguém. Muito pelo contrário.

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Porém, não se esqueça do tempo de maturidade de cada projeto. Tente controlar a ansiedade por resultados rápidos e concentre-se na verdadeira relação que está sendo construída entre marca e seguidores.

 

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