Os administradores de página estão em festa. O Facebook acaba de dar uma ótima notícia: a partir de agora, não é mais necessário usar aplicativos para fazer promoções e sorteios dentro da rede social. O que havia começado como uma febre em busca de novos fãs e likes e, recentemente, havia sido proibida da maior rede social mundial, acaba de ser liberada pela turma de Zuckerberg.

Não se sabe ainda o que motivou a medida, mas o que importa é que, com a decisão, passa a ser permitido utilizar curtidas, comentários e compartilhamentos em postagens como ingresso ou fator decisor em promoções.

Nem tudo são flores

Perfis pessoais continuam proibidos de gerenciar promoções, assim como pedir aos usuários que se marquem em imagens para ganhar alguma coisa.

Além disso, o Ministério da Fazendo publicou, no dia 18 de julho, a Portaria 422/13 que regulamenta a realização de concursos culturais no Brasil. Em resumo, ele proíbe:

– o uso de redes sociais para realizar concursos culturais (podem ser usadas apenas como meios de divulgação).

– a vinculação de concursos culturais a datas comemorativas.

– a entrega de produtos e serviços da Promotora como prêmio.

Para saber mais sobre a Portaria 422/13 e o que ainda pode ser feito em relação aos concursos culturais nas mídias digitais, clique aqui.