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“Trabalhar em home office exige muita disciplina!”. É o que sempre ouvimos, toda vez que falamos que trabalhamos de casa. E, sim, home office exige mesmo muita disciplina, organização e, especialmente, rotina.

Pode parecer estranho falar em rotina num modelo de trabalho, a princípio, flexível. Mas o funcionamento do nosso próprio organismo explica a necessidade de repetir horários e hábitos para que sejamos eficientes e produtivos. É claro que não estudamos isso a fundo antes de trabalhar em home office. Aprendemos na prática, mas nos deparamos com algumas explicações “científicas” que podem ajudar quem está começando ou deseja trabalhar neste modelo.

Boa sorte!

1) Pratique o autocontrole

Trabalhar de casa exige autocontrole. Mais (muito mais!) do que no escritório. O fato de não ter “ninguém vigiando” é uma tentação constante para a procrastinação. Mas estabelecer horários fixos pode ajudar a evitar isso. Dormir e comer em horas diferentes no dia a dia, por exemplo, dificulta a ambientação do corpo e pode prejudicar seu rendimento. Crie uma rotina diária, equilibrando atividades profissionais e pessoais. Uma boa dica é começar seguindo o famoso “horário comercial” (de 9h às 18h) e, depois, flexibilizar de acordo com o seu rendimento.

2) Cuide do seu ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho precisa seguir padrões. Essa foi uma das primeiras lições que aprendemos com o home office. Como o cérebro não foca duas coisas ao mesmo tempo, simplicidade e silêncio ajudam na concentração. Boa luminosidade diminui a sonolência. Então, nada de se jogar no sofá ou na cama com o laptop no colo! Dica de ouro: tablets e smartphones nunca substituem completamente o computador. A não ser para atividades bastante específicas, não caia na ilusão de se manter conectado apenas por estes dispositivos. Você fatalmente vai acabar se dispersando do trabalho. (Isso não quer dizer que, eventualmente, você não possa assistir a um jogo de futebol decisivo ou ao capítulo especial do seu seriado favorito enquanto trabalha, mas deixe tarefas que exijam menos atenção para estes momentos).

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3) Respeite seus limites

Sua concentração diminui a cada 50 minutos consecutivos focado em uma mesma tarefa. Recomenda-se, assim, parar 10 minutos por hora – para acessar redes sociais, ler notícias, beber água, ir ao banheiro etc. Mas lembre-se da dica 1 e não estenda demais a pausa. Outra dica preciosa: o córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio, alcança potência máxima às 11h. Reserve esse momento para a tarefa mais importante do seu planejamento de trabalho diário.

4) Recompense sua atenção

Nossa atenção é “interesseira” e vai fazer você pensar em tudo que pode conquistar com o trabalho sem necessariamente se focar na tarefa em si. Por isso, trace suas metas: liste, diariamente, tudo o que você precisa fazer naquele dia. Isso estimula a motivação e facilita o planejamento.

5) Faça anotações

Ao longo do dia, anote insights, ideias, novas tarefas que surgirem e tudo mais que considerar importante. Após terminar o período de trabalho, faça uma lista de prioridades do que você anotou, veja se ficou alguma tarefa pendente do planejamento inicial e comece o plano de trabalho do dia seguinte. Isso pode agilizar seu trabalho e te render algumas horas livres a mais.

6) Priorize, sempre

Essa regra que vale para qualquer ambiente de trabalho é ainda mais importante para trabalhar em casa. Porque as tarefas particulares e profissionais ficam mais misturadas quando você está num ambiente pessoal. E a tentação de dar conta das muitas coisas que precisam ser feitas para sua casa, sua família, seu cachorro e tudo mais ao seu redor é enorme! Mas lembre-se seu trabalho (e seu chefe, seu cliente e, especialmente, seus prazos) não podem esperar. É claro que, como em qualquer empresa, uma consulta médica ou outro compromisso pessoal no meio do expediente é negociável, eventualmente. Mas quando essas quebras de rotina se tornam constantes a sua organização fica prejudicada. E como a gente já sabe, organizar-se é a palavra de ordem para home office funcionar.

7) Não exagere

O stress esgota a atividade dos neurônios, causa problemas na transmissão e faz com que as sinapses não ocorram adequadamente. E a armadilha de trabalhar demais é quase tão latente quanto a de procrastinar, quando se trata de home office. Cinema, shows, jantares, bares, namoro… tudo cabe na rotina, quando bem organizada, e sem atrapalhar suas entregas. Dica de ouro: finais de semana são sagrados! A não ser em situações específicas (algum projeto especial ou aqueles “incêndios” de última hora), não caia na tentação de abrir o laptop nas horas de folga. Mesmo que seja para ver outra coisa na internet, acredite, você vai acabar trabalhando. Tenha um tablet ou até outro laptop que não seja o de trabalho para navegar em compromisso.