De um tempo para cá, muito se falou sobre a queda do alcance orgânico no Facebook (sim, ele caiu). Porém, pouco se sabia sobre as impressões do próprio Facebook sobre isso. Primeiramente, é preciso deixar claro que o alcance orgânico é quantidade de pessoas que sua página pode atingir de graça no Facebook com suas publicações. Para empresas e profissionais que atuam no Facebook desde o início, isso foi uma quebra de paradigmas, pois a redes sempre se caracterizou (e incentivou) pela facilidade de crescimento de suas bases e amplificação de seus conteúdos através de publicações gratuitas.
Mas afinal, por que o alcance orgânico diminuiu?
De acordo com o Facebook, existem duas razões: a primeira envolve o fato de que um número cada vez maior de conteúdo está sendo criado e compartilhado diariamente. Fotos, vídeos e simples posts sobre momentos importantes da sua vida são distribuídos em número assombrosamente grande (sim, os smartphones são os responsáveis por essa facilidade). Não fica difícil chegar a conclusão de que há muito mais conteúdo sendo produzido do que tempo para consumi-lo. Para se ter ideia do tamanho disso na rede de Zuckerberg, em média existem 1.500 histórias que poderiam aparecer no Feed de notícias a cada vez que uma pessoa se conecta ao Facebook. Para pessoas com muitos amigos ou que curtem muitas Páginas, pode haver até 15.000 histórias em potencial em cada acesso à plataforma.
Como resultado, a competição no Feed de notícias está crescendo e se torna mais difícil para cada história ganhar espaço de destaque nesse posicionamento. Além do aumento da quantidade de conteúdo, as pessoas estão curtindo cada vez mais Páginas (de acordo com a rede, o número total de curtidas de páginas cresceu mais de 50% no último ano). Com cada nova curtida, a competição no Feed de notícias aumenta ainda mais.
A segunda razão está ligada ao seu funcionamento. Em vez de mostrar tudo o que é publicado, o Feed de notícias é desenhado para mostrar o conteúdo mais relevante para cada pessoa. Das 1.500 histórias que podem ser vistas a cada acesso ao Facebook, o Feed de notícias mostra aproximadamente 300. Para escolher quais histórias aparecerão, o Feed de notícias as classifica (da mais relevante para a menos relevante) levando em conta diversos fatores relativos à cada pessoa.
Após ouvir as explicações acima do Facebook, eu entendo que eles busquem otimizar a experiência do usuário em um mundo cada vez mais inflado com conteúdo sendo produzido de forma insustentável. Porém, fica claro também, ao analisar o mercado, que o Facebook está se posicionando como uma plataforma de anúncios para as empresas. Resta às empresas e profissionais de webmarketing assimilar isso (e parar de tentar dar murro em ponta de faca) e aproveitar esse recurso da melhor forma em suas estratégias para marcas e clientes.
Fonte: https://www.facebook.com/business/news/BR-Alcance-organico-no-Facebook-suas-duvidas-respondidas
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