Conquistar a confiança e o carinho do público-alvo é o grande desafio de toda empresa. Afinal, cada vez mais recebemos estímulos das mais variadas formas, em diversos canais e praticamente o dia inteiro. Quem acompanha o blog ou o trabalho da táLIGADO sabe o quanto defendemos o mix de comunicação na estratégia de nossos clientes. Afinal, seu cliente não está em um único canal, tampouco ele apenas recebe informações.  Você precisa ser plural e estar aberto a ouvir e entender as necessidades de seu consumidor.

Para ilustrar como uma boa estratégia de comunicação integrada é eficaz, traremos o case de um cliente real. O desafio era: se fazer presente e relevante perante jovens profissionais no Facebook (estudantes ou recém formados). O primeiro desafio era justamente ter relevância para um público bombardeado por informações diariamente. Afinal, esse público jovem é a base da pirâmide etária do Facebook. O outro grande desafio era: além de encontrar esse jovem, como me mostrar relevante e interessante para ele.

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O primeiro passo foi elaborar um plano de publicidade dentro do Facebook. Partimos da premissa de que o melhor caminho para encontrar seu cliente é fazer ele chegar até você. Para isso, apostamos na criação de clusters (grupos) de interesse de nosso público-alvo.  Uma vez impactado, era importante nos manter relevantes para evitar o êxodo daqueles que estavam tendo o primeiro contato com a marca. Para isso, foi importante estudar seu comportamento. O que ele curte nas redes? Com quais páginas e com que tipo de conteúdo mais interage? O que prende o interesse de jovens que são diariamente bombardeados por um caminhão de informações? Traçado o perfil e feito o benchmarking, era hora de implementar a estratégia e, claro, medir recorrentemente os números.

O resultado foi bastante positivo. Com apenas 8% do que seria a verba ideal para a campanha de Facebook ads (publicidade no Facebook), conseguimos bater a meta proposta pelo cliente que era de quintuplicar sua base de fãs no Facebook (passamos de 5 mil para mais de 27 mil fãs). Outra conquista foi o rejuvenescimento da base, adequando-a ao público-alvo. Porém, a maior conquista foi o aumento do engajamento na página em 40%. Afinal, ele é o termômetro se estamos sendo relevantes ou não para o público.

Todavia, reiteramos que não há uma fórmula mágica. Há sim algumas ações que funcionam melhor para determinada situação e outras para casos diferentes. Portanto, o conselho é sempre escutar as necessidades e objetivos dos clientes para, aí sim, propor a melhor estratégia e ações para isso.