nova-camisa-futebol-barcelona-2012-2013

A cena é bastante comum. Meninos e adolescentes vestidos com camisas de futebol dos seus clubes do coração. Porém, há um detalhe que difere os dias atuais dos de outrora: as “cores” das camisas. Se antes tínhamos uma predominância de times nacionais e da seleção brasileira, hoje os grandes clubes da europa (bem como suas principais seleções) se destacam entre os fãs mais jovens de futebol. Este fenômeno tem várias explicações, porém, trataremos de uma em especial aqui no blog: os jogos de videogame.

Recentemente, a EA Sports (produtora do jogo FIFA – sucesso na antiga e atual geração de consoles) divulgou um infográfico mostrando como seu produto ajuda a divulgar o futebol (por lá eles falam soccer) nos Estados Unidos. De acordo com estudo, 34% dos jogadores do game FIFA se tornam fãs de futebol na vida real. 50% dos jogadores de  FIFA disseram ter mais interesse em futebol após jogar o game. Além disso, nas últimas edições do jogo FIFA (14 e 15) ouve um aumento de 112% de interesse na Major League Soccer (a Liga de Futebol nos Estados Unidos).

FIFA_intheUSA_FINAL_v2.0

Papo para horas em um bar, o fato tem tirado o sono dos mais saudosos. Satisfeitos ou não, essa é uma realidade de mercado e, caso queiram que isso mude, eu sugiro que dona CBF e os demais responsáveis pelo futebol brazuca se mexem nesse sentido. Mas acho pouco provável que, com a mentalidade que têm nossos dirigentes, alguma coisa seja feita. Muito diferente da forma como os dirigentes de futebol pelo mundo enxergam não apenas o conceito de marketing, mas as novas tecnologias como um todo.