O Twitter é uma das redes sociais mais antigas (dede 2006). Porém, nem todos sabem como utilizá-la da maneira correta. Engajar a audiência não é tarefa simples, porém, existe um segredo universal que permeia o trabalho em todas essas redes: seja relevante. Mantenha isso em mente e você obterá sucesso não apenas no Twitter, mas em qualquer rede social na qual estiver presente.

Como “ser relevante” é um conceito um tanto quanto abstrato, selecionamos algumas dicas do que fazer e o que não fazer no Twitter (e você pode aproveitar algumas dessas dicas em outras redes):

O que NÃO FAZER:

  • Promover, promover e promover. Não use o Twitter para apenas vender ou promover seus produtos;
  • Retuítar tudo o que você vê achando que, com isso, você está criando relacionamento. Retweets são importantes para agregar conteúdo a seu canal, mas use esse recurso com parcimônia;
  • Parecer um robô;
  • Ser defensivo. Pessoas podem falar mal de marcas e experiências, mas ser colocar na defensiva e não buscar entender esse feedback pode só piorar as coisas;
  • Pagar alguém para lhe dar 500 mil seguidores em troca de dinheiro. Alguns sites oferecem o duvidoso serviço de colocar um zilhão de seguidores em sua conta em troca de dinheiro. Além de ser arriscado (você pode ter sua conta invadida), esses seguidores lhe trarão nada mais do que uma falsa imagem de que sua marca é popular. Porém, em termos práticos na compra de produtos ou interação com a marca, o resultado é zero.

O que FAZER

  • Interagir com seus seguidores e com influenciadores. Interaja com eles, enquanto absorve o que está sendo dito. Mostre a eles que você de fato está lendo o que eles estão dizendo e, com isso, tenha uma conversa genuína;
  • Oferece algo de valor. Produzir conteúdo original e relevante mostrará a seus seguidores que seu perfil é relevante na rede. Traga informações sobre seu negócio que acrescentem alguma coisa para quem a está lendo. Fale sobre serviços relevantes, traga notícias interessantes do mercado em que atua, mostre detalhes dos bastidores que só quem lhe acompanha tem acesso etc;
  • Dê voz ao seu negócio. Todos sabemos que por trás de um perfil nas redes sociais existem uma pessoa como qualquer um. Ninguém quer conversar com um robô, mas sim com uma pessoa. Assim que você criar essa “voz”, ou característica, você poderá repsonder consistentemente à sua audiência;
  • Peça desculpas e resolva. Quando você se desculpa por uma experiência ruim e oferece desconto em uma segunda visita, ou alguma bonificação, você pode fazer com que a pessoa considere lhe dar uma segunda chance para ter uma boa experiência com sua marca. Se isso não funcionar, ao menos você não passara a impressão de não ter ligado a mínima para o problema e ainda dará a certeza de que se esforçou para resolver o problema;
  • Comece a seguir pessoas da sua indústria, concorrentes e pessoas que falam sobre tópicos que envolvem seus produtos. Seguir essas contas lhe permitirão não apenas estar em contato com sua indústria, mas também criará ótimas oportunidades de interação e, consequentemente, do aumento de conhecimento sobre sua marca.