Não é todo dia que se reúne um time de peso de profissionais de internet para falar sobre as principais tendências do mercado. Por isso, dezenas se compareceram ao Hotel Sofitel, em Copacabana (Rio de Janeiro) para ouvir de verdadeiros ícones da comunicação atual como fazer negócios crescerem e prosperarem por meio da tecnologia. O road show disseminou conteúdo de alta qualidade para mais de 29 mil participantes em vários estados do Brasil. A 17ª edição do evento contou com dois curadores oficiais no evento: Martha Gabriel, PhD em marketing digital e autora de cinco livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital” e, Diego Eis, um dos maiores especialista do Brasil em Front end e criador do site Tableless, referência sobre desenvolvimento com padrões web.
Durante um dia inteiro foram tratados assuntos como a realidade do mercado mobile, o caso sobre a Prefeitura de Curitiba no Facebook, e-mail marketing, branding e conteúdo como solução para a comunicação de marcas em um mercado cada vez mais unificado entre on e off. Ao final de cada apresentação o público podia fazer perguntas e aina houve espaço para um painel ao estilo Tedx. Abaixo tentaremos resumir um pouco do que foi falado hoje e, com o tempo, trataremos especificamente sobre cada tema.
Mercado mobile
O mercado mobile passou de aposta para realidade muito mais rápido do que outras transformações no mercado de internet. Hoje, pela facilidade de se comprar um smartphone e pelas disponibildade de velocidades 3 e 4G, o brasileiro já praticamente faz tudo através de dispositivos portáteis. Porém, o mercado ainda precisa acompanhar esse mercado. A maior barreira ainda é entender que para ser mobile não precisa necessariamente ser um aplicativo e vice-versa. Hoje, é muito mais fácil entrar na mobilidade (seja para e-commerce, contatos comerciais ou simples comunicações institucionais) através da adaptação do site da empresa para uma linguagem responsiva (ou seja, que se adapte às diversas plataformas como desktop, laptop, tablets e celulares) do que investindo pesado em games ou aplicativos.
Sobre autonomia e mídias sociais
O jovem e competente Marcelo Bely mostrou como ele e sua equipe conseguiram um dos maiores cases de mídias sociais recentes: transformar a ruim imagem de órgão público (no caso a Prefeitura de Curitiba) em uma das marcas mais admiradas por jovens e profissionais web. Um dos segredos do sucesso deste projeto, de acordo com Marcelo, foi se desvencilhar de amarras processuais que eram basicamente tabus em agências de redes sociais para pensar a comunicação de forma mais humana, factível e “real time”. Ao trocar as planilhas com conteúdo pré-aprovado por uma autonomia de toda a equipe na curadoria e produção de conteúdo, Marcelo afirma que conseguiu a liberdade criativa para fazer algo muito mais aderente às necessidades do público da página do que jamais conseguiria nos padrões antigos. Porém, o que faltou ressaltar durante a apresentação, é que essa liberdade só foi conseguida depois de algum tempo com o trabalho sendo bem feito ainda no “modelo antigo”.
O e-mail marketing está mais vivo do que nunca
Depois de ter falado sobre isso aqui (algumas vezes, inclusive) tivemos a confirmação do que este canal segue vivo (e muito). Parece que, enfim, as empresas brasileiras aprenderam a usar o canal. Obviamente um sem noção ou outra vai despejar uma tonelada de spam para sua base. Mas um número cada vez maior de taxas de abertura e cliques em campanhas de e-mail marketing e ótimas taxas de conversão para vendas diretas, a plataforma aponta agora para o auge da sua forma: a segmentação plena. Com cada vez mais recursos para identificar o perfil de cada usuário que acessa seu site não fica difícil mandar o produto desejado com o gatilho necessário para converter seu esforço em compra. Além de dicas e número empolgantes de mercado, a palestra foi conduzida pelo figuraça Victor Popper.
Conteúdo é rei (e o será por muito tempo)
Multi talentosa e carismática, Martha Gabriel fechou o encontro para falar sobre conteúdo. Sempre muito didática, Martha começou falando sobre a nova era do marketing, na qual quase não se vê mais o limite entre on e offline. Falou também sobre a Economia de Atenção dos dias atuais (onde somos afogados em tanta informação que quase não conseguimos mais ter foco) e que a solução para esse problema é SER RELEVANTE. Como isso não é tarefa simples, Martha destrinchou váriosconceitos como a Jornada do Consumidor (e seus momentos da verdade), conteúdos convergentes e/ou transmídia, storytelling e uma verdadeira aula de como produzir conteúdo aderente aos interesses de cada público. Ao final, ela ainda fechou o evento com a notícia de que seu best seller “Marketing na Era Digital” receberá uma segunda edição ainda este ano (provavelmente no começo do 2º semestre).
“Vídeos are the new black”
Isso não estava no schedule do evento, mas ficou claro que a utilização de vídeos como recursos para captar a atenção do usuário, engajar, sensibilizar e vender, é uma certeza neste novo mercado que se configura (como também já falamos por aqui). Por ter uma linguagem mais informal, a qualidade final do produto (se é uma super pridução ou um vídeo feito a mão) acaba ficando em segundo plano. O que vale mesmo é sua RELEVÂNCIA. Guardem estas palavras.
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