Sou aficcionado em livros. Mais do que isso: sou muito grato a tudo o que eles me deram. Por ter empreendido relativamente cedo (por sorte consegui concluir uma pós antes disso), preencho a falta de tempo para me dedicar a um MBA ou mestrado com leituras recorrentes. Recentemente li dois que me abriram a mente e resolvi compartilhar com todos aqueles cinco mais me marcaram até hoje.
Para ser o mais objetivo e direto possível, foquei em obras de comunicação e marketing e deixei outras (tão bacanas quanto) de fora pelo simples fato de tratarem de áreas distintas ou assuntos que não fossem focados em comunicação e marketing.
Dessa forma, espero que gostem da lista abaixo e, por gentileza, compartilhem nos com entários os livros que também marcaram vocês. Boa leitura.
1) Marketing na Era Digital
livro-marketing-na-era-digital-martha-gabriel
Comecei por esse livro, pois, em tempos de atenção cada vez mais esacassa, caso você pare por aqui, ao menos terá um tour completo por marketing neste mundo digital em que vivemos. Considerado a bíblia do webmarketing (apesar da autora não gostar do termo “webmarketing”) esse livro nos mostra o início, meio e fim de um trabalho de marketing voltado para a web Desde um plano estruturado de comunicação até as melhores práticas de ativação de redes sociais. Simplesmente obrigatório.
Autor: Martha Gabriel
Editora: Novatec
2) Não me faça pensar
nao me faca pensar - steve krug
Li esse livro há uns bons 8 anos, quando ainda engatinhava em comunicação. Na época, estava à frente da gestão de uma intranet e alguns canais internos em uma empresa de telecomunicações aqui no Rio de Janeiro e foi um aprendizado inesquecível. O livro nos mostra como tornar tudo mais fácil e intuitivo para os usuários de websites, dispositivos móveis e muito mais. Misture a isso o bom humor do autor e a expriência da leitura torna-se incrível.
Autor: Steve Krug
Editora: Alta Books
3) Storytelling: Histórias que deixam marcas
storytelling - historias que deixam marcas
Em tempos nos quais nossa atenção anda tão restrita, se fazer relevante é o segredo do sucesso. E para isso, você precisa envolver seu interlocutor com histórias. Quem nunca ouviu falar da #treta entre Davi e Golias? O porque deles terem brigarado eu não faço a mínima ideia. Tampouco memorizei o local onde luta tão famosa aconteceu. Lembro menos ainda de seus segundos nomes, países de origem e as armas empunhadas na peleja. Mas lembro que os mais fracos podem vencer os mais fortes. Isso é Storytelling. Histórias que deixam marcas. E as marcas que fazem história estão cheias de exemplos de Storytelling.
Autor: Adilson Xavier
Editora: best business
4) Marketing 3.0
marketing-3_0-philip-kotler-image
Se há um autor que é unanimidade em marketing seu nome é Philip Kotler. Nesta brilhante publicação, Kotler nos mostra a versão mais atualizada do marketing: a 3.0. Depois de focarmos em produtos(marketing 1.0) e posteriormente em nichos (marketing 2.0), eis que surge o marketing “espiritual”. Que nada mais é do que o marketing com propósito, que faz os olhos das pessoas brilharem. Que não falam de um produto ou segmento, mas sim de satisfação, de realização e de propósito. Leitura obrigatória para analistas, especialistas e gerentes.
Autor: Philip Kotlher
Editora: Elsevier
5) A lógica do consumo
logica-do-consumo
Você consegue se lembrar dos comerciais que assistiu ontem a noite na TV? Você se lembra de quais marcas eram esses comerciais? Em “A lógica do consumo”, Martin Lindstrom, um renomado neurocientista, fala sobre propaganda subliminar (sim, ela está em todos os lugares), confirma que cores são capazes de influenciar nosso rimo cardíaco e ainda vai além: ele garante que sexo na propaganda não vende. Esse livro vai mexer com a sua cabeça (com o perdão do trocadilho).
Autor: Martin Lindstrom
Editora: Nova Fronteira