“Qual é a senha do wi-fi?”. Essa é uma das perguntas mais ouvidas por quem trabalha em bares, restaurantes, cafeterias e outros negócios locais. Foi pensando nesse tipo de empresa que o Facebook lançou um serviço que permite ao cliente acessar o wi-fi do local apenas fazendo check-in na fan page do estabelecimento.

Mais do que uma cortesia simpática para o cliente, este recurso pode ser uma poderosa ferramenta de marketing para pequenas empresas. Veja por que:

1. Mais divulgação para seu estabelecimento

Todo check-in é compartilhado, automaticamente, com a rede de quem indicou estar no seu estabelecimento. O link da sua página e o nome da sua empresa aparecem junto e, assim, seu negócio ganha mais visibilidade dentro da maior rede social do mundo e é credenciada por alguém que as pessoas conhecem.

2. Informações precisas sobre seus clientes

Com diversos clientes fazendo check-in no seu estabelecimento, sua página vira um rico repositório de informações sobre pessoas que frequentam sua loja ou empresa. Você pode identificar dias e horários de maior movimento, o perfil de clientes (idade, preferências etc), o que eles consomem, além de o que falam sobre sua marca e seus produtos.

3. Melhor segmentação para seus anúncios

As informações que você apurar através dos check-in podem servir como inputs para melhorar a segmentação da sua campanha de anúncios. Aliás, o Facebook também melhorou as possibilidades de direcionamento da publicidade na rede e isso facilitou bastante atingir pessoas no entorno do seu estabelecimento (saiba mais sobre isso).

4. Ideias para conteúdos e ofertas

Acompanhar o que as pessoas estão postando e comentando sobre seus produtos e serviços ao fazerem check-in é uma fonte inesgotável de insights para criar conteúdos e ofertas que agradem seu público. Por exemplo, se há muitos check-ins com fotos de café, você pode divulgar doces para acompanhar a bebida. Ou ainda, elaborar uma oferta para quem pede café e faz check-in.

5. Mais fãs e engajamento para sua página

Ao fazer check-in na sua página do Facebook para acessar o wi-fi é bastante provável que seu cliente visite e curta sua fan page. Dessa forma, você transforma clientes em fãs do seu estabelecimento. E eles são potenciais influenciadores a favor da sua marca no Facebook, pois vão interagir e compartilhar suas publicações.

 

Para usar o wi-fi do Facebook é preciso instalar, em seu estabelecimento, um roteador compatível com o serviço. Saiba mais na Central de Ajuda do Facebook: https://www.facebook.com/help/126760650808045/