Ele surgiu junto com a própria internet. E, de lá pra cá, já viveu dias de luta e dias de glória. Após tanto tempo e tanta tecnologia, o e-mail marketing segue firme e forte como um ótimo canal de contato de comunicação para várias empresas. O email é constantemente a chave de tudo na internet. Para se criar qualquer login deve-se possuir um email, para resgatar senhas, participar de sorteios, cadastros em estabelecimentos comerciais e por aí vai!

Além disso, o e-mail tem uma vantagem sobre todos os outros canais: ele é extremamente barato. Sim. Se compararmos com os custos para implementação de um trabalho de SEO que catapulte seu site aos primeiros lugares do Google, ou à compra de mídia no próprio Google e nas redes sociais, o custo benefício do e-mail é gritante.

Mas alguém ainda abre e-mail?

Sim, senhor. Apesar de muitas pessoas acharem que o e-mail não funciona, que o público não abre, não lê etc., os dados provam justamente o contrário. Segundo o Instituto Radicati, em 2018 serão 2,8 bilhões de usuários de e-mail, que devem enviar e receber aproximadamente 235 milhões de mensagens por dia (entre comerciais e pessoais). Portanto, o e-mail é sim um canal que vale a pena estar no seu radar na hora de elaborar uma estratégia de marketing.

Abaixo, listamos alguns motivos para você começar ou continuar enviando e-mails para seus clientes:

1. Alcance
O e-mail ainda é uma das atividades mais comuns na internet. E esse potencial deve ser explorado ao máximo.

Quando você cria sua própria base de contatos ao longo do tempo, você tem a possibilidade de interagir com um número alto de pessoas com um custo muito baixo. Esse alcance não deve ser ignorado nas suas estratégias de marketing.

2. Segmentação
Da mesma forma que existe a possibilidade de um alto alcance, ao construir sua própria base de emails você tem a possibilidade de segmentar os contatos (leads) com base em diversas informações, como interesse, localidade, produto ou serviço consumido, ticket médio e qualquer outra informação que você armazenou ligada a determinado e-mail. E, quanto mais segmentada for sua base, melhor será sua comunicação.

Você pode criar campanhas para quem consumiu determinado produto, oferecendo algo complementar. Pode também ter ações específicas com um público de determinada localidade ou até ter comunicações relacionadas ao tipo de conteúdo que esses leads consumiram previamente.

Com certeza essa é uma razão essencial para utilizar Email Marketing! Afinal, não faz sentido enviar um e-mail vendendo uma bola de futebol para um contato que comprou a camiseta de um time de basquete, no caso de um ecommerce de materiais esportivos.

3. Personalização
Uma das boas práticas no relacionamento com seus Leads por email é ter uma comunicação personalizada e pessoal. Faz muita diferença receber um email em que você é chamado pelo nome e cujo remetente já sabe a cidade onde você mora ou o produto que foi consumido anteriormente. Com o envio de campanhas de Email Marketing você tem essa possibilidade! Utilizar variáveis ao longo do seu e-mail torna personalizada aquela sua mensagem genérica com base nas informações de cada lead.

Isso com certeza traz mais engajamento para os seus emails, seu conteúdos, seu site e sua marca. As pessoas gostam de se relacionar com outras mais próximas e esse detalhe pode fazer a diferença entre abrir o seu e-mail ou marcá-lo como spam.

4. Automação
Uma estratégia de automação possibilita um ganho de produtividade muito grande. Utilizar Automação de Marketing é a saída para que você envie aquele e-mail certo, para a pessoa certa, no momento certo.

Você pode criar automações baseada em ações prévias do lead, como ter baixado determinado material ou ter respondido algo importante em uma landing Page anterior.

Mas também pode ter automações baseadas em ações feitas no próprio e-mail, como o simples fato de ter aberto a mensagem ou ter clicado em algum link específico.

Combinando esses fatores à personalização dos emails e segmentações de Leads, a automação contribui muito para o engajamento do seu público.

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5. Análise de Métricas/ROI
Ao enviar um e-mail por conta própria, um dos maiores problemas é conseguir analisar o resultado dessa ação.

Você não consegue saber quantos emails foram entregues, qual a quantidade de emails abertos ao certo e muito menos a taxa de cliques nos links da sua comunicação.

Sem mensurar esses resultados fica quase impossível calcular o retorno que essa ação trouxe. E não existe uma ação de marketing correta se você não analisar o resultado obtido.

Ao utilizar uma plataforma como o RD Station Marketing, você terá acesso a essas métricas de Email Marketing em poucos cliques. E isso com certeza trará insights de melhorias e uma análise sobre o retorno dessa ação para o seu negócio.

Em uma campanha de Email Marketing, algumas das métricas mais importantes para se analisar são taxa de entrega, taxa de abertura e taxa de clique. Fora a possibilidade de poder isolar emails inválidos, descadastros e saber quem marcou você como spam.

6. Desafogar a equipe de vendas

Através de uma estratégia com base na produção de conteúdo útil para seu cliente, você consegue utilizar o e-mail marketing para nutrir e preparar seu cliente até que ele esteja pronto para uma abordagem comercial. Dessa forma, além de criar naturalmente um filtro para saber quem está mais interessado ou não em seu produto, você ainda deixa seu time de vendas focado em converter vendas para leads que teoricamente estão mais prontos do que outros.

É bom para o cliente e para seu time de vendas.

7. Aumento de vendas
Muitas empresas não sabem que já possuem leads e mantêm sua base de contatos esquecidas e sem relacionamento. Ao aproveitar esse potencial e iniciar (ou retomar) uma estratégia de envio de ofertas por e-mail você poderá impactar clientes quem nem lembravam mais de sua empresa.

Ao enviar um Email Marketing você corre o risco de receber uma resposta de um cliente, um pedido de orçamento, ou cliques num link que redireciona os leads para comprar no seu site.

O aumento das vendas acaba sendo uma consequência de uma boa estratégia de envios, conteúdos e relacionamento. Afinal compramos daqueles fornecedores de quem lembramos.

8. Fidelização/relacionamento

Manter o relacionamento com seus clientes é essencial para que se tornem fiéis à sua empresa. Independentemente daquilo que você vende, o pós-venda é uma ação necessária para manter seus clientes satisfeitos, lembrando de você na hora de comprar novamente.

Por meio de campanhas de e-mail você consegue isso! Mas é importante estar atento a outros pontos, como uma boa experiência de compra, um serviço/produto de qualidade, estratégias de comunicação e posicionamento adequadas, além de ter um suporte adequado para seu cliente. Clientes satisfeitos falam bem de você!

 

Com informações da Resultados Digitais.