Muitas empresas ainda acreditam que devem focar a sua comunicação apenas para atingir os potenciais clientes. No entanto, os funcionários de são tão importantes quanto os clientes e merecem todo cuidado.

Oferecer instruções e informações transparentes são fundamentais para que os colaboradores se mantenham motivados e cientes sobre tudo o que acontece no escritório.

Quando a comunicação interna ocorre de maneira efetiva, o “ruído” no processo comunicacional é amenizado. Isso diminui os possíveis equívocos frequentes que podem ocorrer em locais onde a comunicação interna não é institucionalizada.

O Guia Exame, da revista Exame, através do ranking “As melhores empresas para se trabalhar”, percebeu a importância da comunicação interna. A pesquisa observou que as melhores empresas do ranking valorizavam essa estratégia, garantindo que o funcionário se comprometa e seja incluído nos resultados e sucesso da organização.

Para instituir uma comunicação interna efetiva é preciso seguir alguns passos.

1- Organizar

O primeiro passo é organizar todo o fluxo de trabalho e estabelecer as funções de cada setor. Se seu escritório tem uma equipe de comunicação, a mesma deve receber todas as informações do escritório e ficar responsável por replicar essas informações. Caso o escritório contrate uma agência de marketing e comunicação, é necessário delegar um responsável para fazer a ponte entre o escritório e a agência.

2 – Reforçar a cultura organizacional do escritório

É importante que em todos os canais de comunicação do escritório a cultura do mesmo seja preservada e enaltecida. Portanto, é necessário estabelecer os valores da organização para que as expectativas do escritório estejam alinhadas com as expectativas dos colaboradores.

3 – Planejar

Deve-se criar um planejamento, com cronograma, para que o escritório tenha periodicidade na comunicação interna. A frequência é fundamental para garantir que os colaboradores adquiram a rotina de participar dessa dinâmica.

4 – Escolher os canais de comunicação

A escolha do canal deve levar em consideração diversos fatores como tamanho do escritório e cultura da organização. Dependendo das variáveis do seu escritório, pode-se escolher entre um mural, uma intranet, redes sociais corporativa, newsletter, boletim interno, Tv corporativa ou e-mail.

Esses passos são primordiais para que a comunicação interna do seu escritório atinja os objetivos principais: informar, motivar e engajar seus colaboradores.