Em parceria entre a Aberje e a SocialBase foi realizada a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna. A ideia do estudo é fazer um raio-x com as melhores práticas de mercado e conjecturar tendências para os próximos anos. Ao todo, mais de 500 profissionais da área que trabalham em pequenas, médias e grandes empresas, responderam.

O estudo se dividiu em pequenas categorias, como setores das empresas nas quais esses profissionais estão, canais de comunicação mais usados, planejamento, campanhas etc.

E-mail ainda é o canal mais usado

Com 93%, o e-mail marketing segue como o canal digital de comunicação interna mais usado. Seguido pela intranet, com 84%. Dentre os canais digitais, o destaque vai para o crescimento do uso de Apps (30%) e Rede Social Corporativa (23%).

Em relação as mídias impressas, o bom e velho jornal mural segue sendo o mais popular, com 61%, porém, 48% dos respondentes disseram utilizar o jornal mural na versão digital. A tendência é que o jornal digital ultrapasse sua versão clássica em breve.

Menos peças e mais vivências é a bandeira da vez.

53% dos respondentes da pesquisa afirmaram que não aumentaram seus orçamentos para campanhas.

Para 2018 a tendência é que 63% das empresas deverão investir em ativações que promovam experiências em relação às suas mensagens.
Programas de Comunicação pelos Gestores e Programas de Celebração — datas comemorativas, conquistas, aniversários etc.- serão as prioridades (19% cada um). Também terão relevância para as áreas de CI as Reuniões de Alinhamento de Metas e Resultados (13%) e os Programas de Geração de Ideias (12%).

Para ver a pesquisa completa, clique aqui:

https://bit.ly/2R97Mu5