O assunto inteligência artificial, com os Chatbots, está em discussão há anos, e ultimamente, em muito mais evidência. Afinal, a tecnologia, suas ferramentas e processos de automação, devido à demanda do cenário digital, avançam cada vez mais rápido.
As redes sociais são um dos principais meios encontrados pelos consumidores para buscar informações sobre produtos e serviços. Então, a parte de mensagens de uma página, principalmente no Facebook, é uma das partes mais movimentadas.
Portanto, para otimizar o tempo da equipe de vendas e Sac, as empresas automatizam as mensagens através dos Chatbots.
O que é um Chatbot?
O Chatbot é um “robô” programado conforme a necessidade de uma organização. Esse robô mantém diálogos pré-definidos com usuários que entram em contato através do ícone de mensagens.
Além de ajudar com dúvidas e respostas frequentes, o chatbot pode captar leads. Já existem bots que se integram diretamente com plataformas de automação e inbound marketing, como a RD Station.
Dessa forma, logo após coletar as informações de um possível cliente, o bot já inclui automaticamente esse contato na plataforma de automação da sua empresa.
Além disso, existe chatbot para praticamente todo meio de comunicação hoje em dia: WhatsApp, SMS, telefone, site, entre outros.
Como criar um Chatbot para o Facebook?
Com um bom planejamento, estudo adequado do público-alvo e definição de objetivos, pode-se criar, através do Chatbot, diálogos com respostas corretas, mesmo que as perguntas não sejam exatamente programadas.
Para que isso ocorra de forma apropriada, deve-se criar um fluxo de atendimento. Nesse fluxo, a empresa, por ter definido os tópicos acima, entende quais serão as palavras e temas abordados por quem tem interesse em seu negócio. Além disso, é importante que nesse fluxo de atendimento, o “robô” disponibilize menus para guiar o usuário, a fim de restringir a margem de erro.
Uma das ferramentas mais procuradas para atender à essa necessidade é a Chatfuel, que tem a opção gratuita para Facebook.
Ao criar o login na ferramenta, automaticamente, você é conectado através da sua conta no Facebook e consegue montar a dinâmica de atendimento conforme o objetivo da empresa.
Então, é só criar um chat novo ou editar um já existente, com vínculo na Página da sua empresa, e montar, na prática, o fluxo de diálogo estabelecido no planejamento.
Leia mais em:
“Oi, quer tc?”. Os chats (e seus bots) como ferramenta de negócios
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