Mantenha a área de notícias do seu site atualizada [Planilha grátis]

Produzir conteúdos sobre temas relevantes em sua área de atuação é uma das melhores formas de divulgar escritórios de advocacia. A natureza da profissão deveria facilitar que essa tarefa, uma vez que escrever sobre temas jurídicos é comum à atividade da advocacia. Mas por que, então, manter a área de notícias do site atualizada é um dos principais desafios de marketing jurídico?

O volume de trabalho e alto grau de dedicação exigido dos advogados poderia ser uma explicação para esse problema. No entanto, a falta de um processo estruturado para criação de conteúdos dificulta a produção e, consequentemente, a atualização do site. E, claro, não basta ter um processo. É preciso que alguém seja responsável por fazê-lo acontecer.

Por isso, se você é o responsável pelo marketing de um escritório de advocacia – ou gostaria que seu escritório mantivesse uma frequência de publicações no site – baixe a Planilha de Produção de Conteúdo para Site. Esse material vai ajudar a estruturar um processo em que toda equipe se envolva na criação de conteúdo. Desta forma, o trabalho fica diluído entre diversos profissionais e o site estará sempre atualizado.


Como usar a Planilha de Produção de Conteúdo para Site

Antes de começar a elaborar as publicações e a usar a planilha, é importante:

1) Definir quem será o responsável por coordenar o processo de produção de conteúdo
É fundamental que esse processo seja comandado por alguém que tenha acesso a todas as equipes. Melhor ainda se o responsável exercer algum nível de liderança no escritório. Posteriormente, quando o processo estiver estabelecido, outra pessoa poderá assumir a gestão das publicações. Mas é importante que o processo seja chancelado por alguém que represente a importância que o escritório quer dar a esse trabalho.

2) Mapear potenciais produtores de conteúdos entre as equipes do escritório:
Quem são as pessoas que, naturalmente, produzem conteúdos dentro do escritório? Convide profissionais da equipe que sejam ligados ao universo acadêmico ou que já tenham participado de publicações como livros e artigos. Eles podem ser os pontos focais iniciais para criar um novo processo de produção de conteúdo. Reúna essas pessoas, apresente o projeto e envolva-os no planejamento.

E é neste momento que a Planilha de Produção de Conteúdo para Site vai ajudar você. Na aba Gestão de Publicações os responsáveis pela produção de conteúdo poderão anotar todas as ideias que surgirem. Mas é fundamental também apontar os responsáveis pela criação dos conteúdos e prazos de entrega e publicação. A outra aba, Cronograma, apresenta uma visão geral de quando os conteúdos serão publicados. Essa parte da Planilha também pode ajudar na geração de ideias, pois ela indica feriados e datas comemorativas que podem servir como tema para as publicações a serem desenvolvidas.

3 dicas práticas para seu processo de produção de conteúdo funcionar

Sabemos que, na teoria, criar um processo de produção de conteúdo é bem mais simples do que efetivamente implementá-lo. Mas alguns cuidados podem tornar essa tarefa mais simples:

1) Determine um volume semanal de publicações que seja confortável para sua equipe
Em geral, o potencial de produção de conteúdo de um escritório de advocacia é bem maior do que a capacidade prática de realiza-lo. Portanto, de nada adianta propor que o escritório produza três conteúdos por semana se, na prática, a equipe será capaz de produzir conteúdos quinzenais. Aqui vale a regra “menos é mais”.

2) Equalize a produção de conteúdo pela quantidade de equipes ou áreas
Dividir a produção de conteúdo dilui o trabalho entre as equipes e mostra a amplitude da atuação do escritório. Por exemplo: se o escritório atua em quatro áreas distintas (ex: Trabalhista, Contratos, Família e Seguros), é possível publicar conteúdos semanais no site. A cada semana, uma área fornece o conteúdo para atualizar o site. Dessa forma, cada equipe produzirá apenas um conteúdo por mês (diluindo o trabalho) e todos os meses o escritório publicará informações sobre todas as áreas de atuação (ampliando a visibilidade).

3) Dê créditos para quem se envolve na produção de conteúdo
Compartilhe os conteúdos produzidos em redes sociais, para a equipe interna e até mesmo para clientes, por e-mail. É claro que o trabalho de distribuição de conteúdos também precisa ser planejado para não se tornar cansativo para quem recebe. Mas o importante aqui é dar visibilidade para o autor do conteúdo. Usar o nome ou até mesmo a foto de quem produz publicações para o site do escritório ajuda a engajar o time a estimula que outras pessoas da equipe também se envolverem nesse processo.

“Mas que tipo de conteúdo eu devo publicar?”

Essa é uma dúvida muito comum que encontramos ao iniciar um trabalho de Marketing Jurídico. É natural que advogados pensem imediatamente em redigir artigos. Mas, muitas vezes, o formato ao qual esses profissionais estão acostumados pode ser longo demais para a área de notícias de um site institucional. Outro questionamento constante é se vale a pena publicar artigos no site do escritório em vez de procurar revistas ou sites especializados da área jurídica.

Recomendamos que os escritórios tenham um “mix” de diferentes tipos de conteúdo no site. Alguns deles podem ser:

  • Notícias repercutindo a publicação de artigos em revistas do setor, sites especializados ou livros assinados por profissionais do escritório;
  • Artigos produzidos exclusivamente para o site do escritório, trazendo mais relevância para esse canal;
  • Comentários de especialistas do escritório sobre notícias de grande repercussão nas suas respectivas áreas de atuação;
  • Informações sobre eventos realizados pelo escritório ou dos quais a equipe tenha participado.
  • Informações e comentários sobre temas relevantes para mercados e setores nos quais o escritório tem ou pretende ganhar visibilidade.

Além da diversidade de temas é possível também variar os formatos dos conteúdos – que não precisam ser sempre textos. Vídeos, arquivos de apresentações realizadas por profissionais do escritório e outros tipos de materiais podem servir como conteúdo para a área de notícias. Mas, vale lembrar: é fundamental registrar todo o planejamento de conteúdo, definir um responsável por acompanhar a produção e garantir a publicação periódica para manter o site sempre atualizado.

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