O Código de Ética da OAB sofreu algumas adaptações devido às mudanças na sociedade, como as novas tecnologias e inovações na forma de se comunicar. 

No que diz respeito à propaganda, o Código sempre foi bem claro: proíbe mercantilizar a profissão da advocacia para captar clientes. 

No entanto, para a publicidade, o Código permite que, através de atividades que respeitem a ética, a divulgação de conteúdos para fins meramente informativos. 

Portanto, tenha um perfil ou página nas redes que sejam adequados e coerentes com os objetivos do escritório.

E é nesse cenário que o Marketing Jurídico surge para posicionar os escritórios e advogados de forma estratégica e adequada. 

Mas como investir na visibilidade do escritório sem ferir o Código de Ética?  

Tenha um site  

O site precisa ser estruturado, bonito, com divisões objetivas e com boa navegação e adaptação para o mobile. 

Nele é preciso conter todas as informações do escritório e dados para contato. Além disso, deve ter os ícones das redes sociais que o escritório atua e uma aba de notícias/blog. 

Esteja presente nas redes sociais 

Estar presente nas redes sociais, seja Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros é um fator considerado básico nos dias atuais. 

Portanto, tenha um perfil ou página nas redes que sejam adequados e coerentes com os objetivos do escritório. 

Então, adeque o conteúdo, mensagem e linguagem de acordo com o foco de cada rede social.

É importante que o escritório tenha consciência de que o importante não é somente estar presente nas redes, mas sim, estar atuante, ou seja, produzindo conteúdo e disponibilizando informações relevantes. 

Produza conteúdo relevante e de qualidade 

Produzir materiais informativos para o seu público é extremamente importante para a estratégia do marketing jurídico. Portanto, é preciso conhecer bem seu público e o seu escritório, para produzir informações relevantes sobre a área do direito que seu escritório atua e para as pessoas que tenham interesse nisso. 

Vale lembrar que a linguagem do conteúdo também deve ser direcionada para o público em questão. Deixe os jargões para a comunicação interna e para o público externo escreva de forma clara e dentro das regras gramaticais. 

Produza peças gráficas com design estruturado 

A área do direito sempre foi vista como uma área de visual elegante. Escritórios muito bem arrumados e decorados, colaboradores e advogados muito bem vestidos. Isso não muda no cenário digital. O público percebe isso, o que demanda que toda a comunicação visual seja impecável. 

Logotipos, cores e fontes precisam estar em harmonia. As artes presentes nas redes sociais, newsletters e blog precisam conter um layout refinado. 

Ofereça canais abertos de comunicação 

Assim que o escritório passa a disponibilizar informações acerca de assuntos relevantes para seu público, é necessário que ele esteja aberto a responder questões, tirar dúvidas, agradecer elogios e receber feedbacks negativos. 

O processo de integração com o público é fundamental e é importante que toda interação seja respondida o mais rápido possível. 

Nunca deixa de responder qualquer comentário ou dúvida nas redes sociais ou site. 

Aposte em técnicas de SEO 

As técnicas de SEO servem para posicionar melhor o seu site nos mecanismos de busca do Google.  

Essa estratégia demanda um bom estudo de público e estudo de palavras-chaves que devem ser utilizadas para facilitar esse processo. 

Todas essas estratégias devem ser planejadas conforme a realidade e objetivos do escritório, podendo ser distribuídas através das diversas ferramentas do marketing.  

 Saiba mais: O que pode e o que não pode com o novo Código de Ética