No blog da táLIGADO Comunicação Conectada, já vimos uma apresentação sobre o que é marketing de conteúdo. Portanto, ele é importante para educar, informar ou entreter um lead (link para o post).

Veremos seis benefícios que uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode trazer para sua marca.

1) Aumentar a visibilidade na internet

Quando o Marketing de Conteúdo é bem desenvolvido, ele garante à sua empresa um alcance muito grande por conta das possibilidades de otimização para os buscadores como o Google ou o Bing.

Quando o conteúdo possui uma otimização On Page (mais focado nas palavras-chave dentro do texto), os buscadores entendem que ele tem relevância. Então, isso influencia num melhor ranqueamento nas páginas. A qualidade dos links referenciados no texto também são analisados e influenciam na posição do seu conteúdo nos resultados de quem busca por termos presentes no seu conteúdo.

Portanto, toda vez que um possível cliente for buscar no Google por um produto ou serviço que você oferece, as chances dele se deparar com uma página do seu site que fale sobre aquele tema, aumentam bastante.

2) Aumenta a interação com a marca

O Marketing de Conteúdo também serve como uma porta de entrada para interações entre sua marca e seus clientes. A estratégia favorece para que haja uma conversa, uma sessão de tirar dúvidas ou o envio de sugestões.

Portanto, é um ótimo ponto de partida para que você atrair a atenção das suas personas. Então, consequentemente, faça com que elas compartilhem seu conteúdo nas redes sociais.

Dessa forma, você gera publicidade espontânea. Pois seu conteúdo alcançará ainda mais possíveis leads sem custo algum para a sua empresa.

3) Nutrir sua base de leads

Quem já está familiarizado com o Inbound Marketing (caso não, sugiro ler este conteúdo aqui) sabe da importância de se manter um lead nutrido.

Por mais que ele tenha convertido em um conteúdo bacana que você produziu, pode ser que ele ainda não esteja pronto para uma abordagem comercial. Portanto, seguir enviando conteúdos relevantes para ele, que ajudem na decisão de compra, é fundamental.

Leads bem informados são melhores oportunidades de negócio.

4) Reduzir o custo de aquisição de clientes

O CAC (custo de aquisição de clientes) representa o valor que a sua empresa gasta, em média, para adquirir um cliente novo. Com o investimento em marketing e otimização de conteúdo, novos potenciais clientes acessarão seu site de forma orgânica e recorrente, sem que você precise se esforçar mais para isso.

5) Ganhar confiança do público e adquirir propagadores da marca

Fazer conteúdo de qualidade faz com que o público perceba sua empresa como uma referência. Com isso, aumentam as chances dele ser um propagador da sua marca. Afinal, não basta dizer que fornece determinado serviço, mas sim, mostrar que realmente entende daquilo que se oferece.

É sempre importante lembrar que as pessoas satisfeitas com o seu serviço atraem pessoas que tenham as mesmas dores e problemas, podendo assim, obter mais clientes.

6) Melhora a experiência do cliente no pós-venda

O relacionamento com o cliente é como um namoro. Se após conquistar a pessoa, você parar de ter atitudes agradáveis com ela e buscar fazê-la feliz, o relacionamento termina. A mesma coisa acontece no processo de vendas: o seu lead foi nutrido, realizou uma compra e se tornou seu cliente.

Agora, a sua empresa precisa retê-lo como cliente fiel em sua base de contatos. Para isso, você precisa produzir conteúdos de qualidade. Isso fará com que ele tenha uma excelente experiência no pós-venda e mantenha o interesse na sua marca.

Podem ser novidades sobre a empresa, análise de mudanças dentro do seu mercado, artigos de sócios/colaboradores sobre determinado tema.

Dica: tente produzir conteúdo original e relevante.