É comum que histórias, principalmente as infantis, comecem com “era uma vez”. Mas por trás desse famoso discurso, há um conceito muito importante chamado storytelling. 

Muito além de “contar histórias” como em filmes e livros, essa estratégia tem sido muito utilizada para impulsionar o posicionamento das marcas e organizações de forma mais efetiva. 

Basicamente, o storytelling tem as etapas básicas de uma estória: começo, meio e fim (com um clímax e personagens marcantes). 

As empresas devem contar as histórias de seus produtos e serviçosutilizando na narrativa os seus benefícios, diferenciais e necessidades do público-alvo. 

No entanto, não basta somente contar uma história. Para que o storytelling seja bem desenvolvido, é preciso que a narrativa proporcione a identificação dpúblico com a marca, despertando a curiosidade e emoção. 

Dentro desse contexto, o conceito da “jornada do herói”, criado por Joseph Campbell em seu livro “O Herói de Mil Faces”, é muito discutido e importante. 

Esse conceito explicita todas as etapas pelas quais herói de uma narrativa passa desde o começo da história até seu final (essa jornada seria um padrão para narrativas).  

 

Do ponto de vista do Marketing de Conteúdo, unindo os conceitos da jornada do herói com o storytellingpodemos explicitar algumas etapas básicas de criação:

  • É preciso ter começo, meio e fim – não deixe pontas soltas.
  • Tem que ter drama  mostrar o problema, conflito, obstáculo. 
  • Deve provocar identificação  o público deve se emocionar, ter empatia pelas histórias e seus personagens.
  • Apresentar a solução para o drama – revele como o problema foi resolvido. 
  • Deixar uma mensagem – proporcione uma reflexão. 
  • Permitir interação – garanta que o prospect se envolva e se sinta parte da história. 

 Mas como aplicar esses conceitos? 

Por exemplo, você pode utilizar esse “script” para contar um case de sucesso da sua organização, mostrando a jornada do cliente antes de encontrar sua empresa, qual era o seu problema e como sua empresa o solucionou (sempre enfatizando a funcionalidade do seu produto ou os benefícios do seu serviço). Não se esqueça de sempre buscar criar empatia.  

Lembrando que, assim como toda estratégia de Marketing Digital, o uso do storytelling deve ser planejado e coerente com a realidade e os objetivos da empresa.