Agora é oficial. O Google passará a privilegiar os sites mobile first. Ou seja: sites pensados, primeiramente, para serem vistos em dispositivos móveis. Como smartphones, tablets etc. Sites responsivos, ou seja, aqueles que adaptam seu layout para os dispositivos móveis também serão contemplados. Com isso, os sites responsivos também terão preferência do Google na hora de entregar o resultado de uma busca.

Essa iniciativa começou em 2015 e, já em 2018, começou a aplicá-la para um grupo fechado de sites. Porém, agora, é oficial. A partir de 1º de julho de 2019, os novos motores de busca do Google privilegiarão sites mobile first ou responsivos.

Todos os sites produzidos pela táLIGADO são responsivos

Aqui na táLIGADO, todos os sites que fazemos são responsivos. Por isso, se você fez um site conosco, fique tranquilo, ele será contemplado nesta nova mudança do Google. Além de mobile first ou responsivos, também produzimos sites em plataformas SEO Friendly.

Isso significa que os sites que fazemos também são facilmente encontrados por motores de busca como os do Google. Com isso, esses sites têm mais chances de aparecer em buscas.

Quem deve se preocupar?

Em um primeiro momento, sites que não adaptam seu layout dependendo de qual plataforma o usuário acessa o site. Portanto, quando você acessa seu site de um desktop e de um celular, o layout dele permanece o mesmo, você precisa urgentemente olhar para seu site.

Proprietários de sites que tenham duas versões do mesmo site, mas conteúdos diferentes para cada uma, também devem mudar. O ideal é que as versões mobile e desktop tenham o mesmo conteúdo. Não só o mesmo conteúdo, mas a mesma estrutura de conteúdo.

Se você quiser mais informações sobre isso, o Google divulgou um documento específico sobre o tema. O texto original está em inglês, mas é possível traduzi-lo facilmente clicando no botão no topo da página.

Link: https://developers.google.com/search/mobile-sites/mobile-first-indexing