Você planejou a estratégia de Marketing Jurídico do seu escritório, criou planos de ação e cronogramas, mas é preciso também monitorar o que está sendo feito, de acordo com objetivos e planejamento do escritório. 

Para realizar esse monitoramento são utilizados alguns indicadores. Através deles, é possível entender se há algo para adaptar ou melhorar na estratégia. Afinal, é importante ver que o tempo e o dinheiro que seu escritório está colocando nas ações estão levando ao objetivo almejado. E caso não esteja, é a partir desses indicadores que seu escritório poderá adaptar e mudar alguns planos de ação – o que é normal. 

Existem diversos indicadores e ferramentas para auxiliar nesse processo, por isso, separamos alguns indicadores que são fundamentais no cenário digital para ajudar no sucesso do seu escritório. 

Número único de visitantes no site 

Esse indicador analisa a quantidade de pessoas que chegam no site do escritório, sem levar em consideração se a pessoa acessou mais de uma vez o endereço. 

É importante para entender a influência do escritório em atrair novos visitantes para o site. Se o número não aumenta, é possível pensar em ações que levem novas pessoas a acessarem seu site, assim ampliando o reconhecimento do escritório. 

O Google Analytics é uma ferramenta que consegue mostrar esse indicador. 

Número de Leads 

Os Leads são visitantes do site, blog ou redes sociais que têm interesse no que seu escritório oferece de conteúdo e proposta de valor. Geralmente o lead recebe materiais produzidos em troca da oferta de dados que auxiliem nesse relacionamento. 

A RD Station é uma plataforma que consegue contabilizar os leads e classificálos de acordo com seus comportamentos. 

Esse indicador é importante, pois dá o entendimento de quem tem mais propensão a manter um relacionamento com o seu escritório. Ele não deve só ser analisado isoladamente, mas também com o próximo indicado.

Taxa de conversão 

Esse indicador é importante para analisar quantas pessoas acessam seu site, por exemplo, e quantas de fato se tornam leads. Se seu site tem um grande número de acessos, mas poucos demostram interesse em se relacionar, é preciso reavaliar o que está sendo feito. Está atraindo o público errado? O seu conteúdo não é interessante o suficiente para eles? 

Dados de interação nas mídias sociais 

Nesse monitoramento, é possível observar taxas de engajamento, alcance e número de seguidores em determinado período de tempo. 

Esses dados podem ser observados através das funcionalidades das próprias redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo. 

 

Esses indicadores são só alguns, entre muitos, que são fundamentais para entender como as campanhas e ações do seu escritório estão se desenvolvendo.  

Esse monitoramento deve ser rotineiro e estar de acordo com as estratégias e objetivos do escritório.