E-mail marketing é, ainda hoje, uma das ferramentas mais eficazes de marketing e comunicação. Mesmo após o surgimento de redes sociais e outras solucões, ele segue relevante. Quando o assunto é conversão e venda, o e-mail é obrigatório na estratégia.
A tentação de obter vendas por esse canal é grande. E, graças a isso, surgiu o serviço/produto que são as famosas listas de e-mail. Seus vendedores prometem maravilhas. E-mails segmentados, telefones, endereços e tudo mais.
Porém, além de ser reprovável que alguém comercialize informações privadas de tantas pessoas, o método ainda por cima é ineficiente. Pior. Pode trazer problemas para sua empresa. Dúvida? Abaixo, veja alguns motivos para você não cair nessa de comprar listas de contato de e-mails.
1) As pessoas não fazem ideia de quem seja você/sua empresa
As pessoas não conhecem sua empresa e não sabem como você conseguiu o e-mail delas. Os contatos da lista não assinaram para receber o seu conteúdo na caixa de entrada deles. E isso não vai te deixar mais próximo de conseguir um novo cliente. Muito pelo contrário, podem reclamar da sua empresa para amigos porque você gerou spam, o que passa pelo próximo tópico.
2) Você pode ser marcado como SPAM e ter seu IP bloqueado ao entrar em uma Black List
As ferramentas atuais conseguem reconhecer quando um e-mail foi disparado para um número muito grande e direcionam sua mensagem para a caixa de spam. Além disso, os próximos serviços de e-mail marketing, mesmo que sejam feitos da maneira mais indicada, podem ir direto para lá.
A qualidade das listas geralmente é muito ruim. As pessoas delas recebem e-mails de todos os tipos porque outras pessoas provavelmente também compraram. As chances de seu e-mail se perder, seja no meio de um monte de outros e-mails comerciais, seja na caixa de spam, são muito grandes.
3) Muitos contatos nem existem mais
Há ainda a possibilidade de alguns e-mails dessas listas não estarem mais ativos ou não existirem, assim, você perde seu dinheiro e seu tempo nessa atividade. Esse fator faz com que os serviços de disparo identifiquem esse problema e consequentemente a reputação da sua empresa estará em jogo.
4) Qualidade > Quantidade
As listas de e-mail podem ser numerosas, mas isso não significa que os contatos tenham interesse em comprar seu produto ou serviço. A pessoa que receber – se receber – o e-mail não terá identificação com o que você tem a oferecer.
5) Seu e-mail mkt pode nem sair da sua caixa
Os serviços de disparo de e-mail marketing confiáveis raramente autorizam esse tipo de envio. Quando o fazem, a entregabilidade acaba comprometida e o objetivo final não é alcançado.
O e-mail marketing é apenas um dos recursos da área de Inbounding, por isso, o ideal é fazer uma captação de leads que tenha a ver com o perfil que a sua empresa apresenta. O processo pode ser mais trabalhoso, mas o resultado, sem dúvidas, é melhor e mais confiável do que a compra (furada) de listas.
Comentários