LinkedIn: 5 novidades que você precisa saber

O LinkedIn está constantemente aprimorando sua plataforma para deixar a experiência do usuário cada vez mais completa. Novas ferramentas e funcionalidades estão sendo desenvolvidas para facilitar a vida de quem quer fortalecer sua imagem profissional na rede. 

Confira algumas novidades que a rede anunciou recentemente: 

– Algorítimo 

Buscando proporcionar mais interatividade entre os usuários da rede, o LinkedIn fez importantes alterações em seu sistema de inteligência artificial. Segundo reportagem do site Olhar Digital, “em vez de impulsionar as publicações que já são virais e não precisam da ajuda do algoritmo, o LinkedIn está dando mais importância a tópicos de conversas mais segmentadas, que serão mais interessantes que tópicos mais amplos para alguns de seus utilizadores. Isso significa que você deve começar a ver na sua timeline mais publicações das suas conexões do que de páginas ou canais de informação.

– Marcações, reações e outros recursos 

Como parte da estratégia de gerar mais engajamento entre os usuários, o LinkedIn disponibilizou novos recursos, dois deles já habituais para quem usa Facebook. Agora é possível marcar outras pessoas nas fotos que você posta em seu perfil e, em vez de curtir, você pode interagir nos posts com as opções “aplausos”, “amei”, “interessante ou “boa ideia”. Outro recurso comum das redes sociais que o LinkedIn abraçou foi o uso de hashtags. Além de catalogar conteúdos da rede, você pode seguir as tags do seu interesse.  O LinkedIn também passou a permitir que o usuário publique apresentações em PDF ou PowerPoint diretamente na timeline e envie mensagens de vídeo via inMail (o “inbox” da rede).

– Vídeos streaming 

Anunciado em fevereiro de 2019, o serviço batizado de LinkedIn Live ainda não está disponível para todos os usuários. Mas, em breve, usuários poderão transmitir vídeos ao vivo, como já acontece em outras redes como Facebook, Instagram e Twitter. 

 – Serviços para quem busca emprego 

Após anunciar o fim do seu aplicativo de busca de emprego, o LinkedIn promete não deixar na mão quem precisa encontrar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. A rede prepara uma ferramenta gratuita para todos os usuários que ajudará candidatos a se prepararem para entrevistas. O serviço incluirá uma série de vídeos com especialistas, salvamento automático de pesquisas de vagas, alertas para postagens de vagas que atendam ao seu perfil, entre outras novidades. 

– Lista de serviços no perfil 

O LinkedIn também tem uma novidade para quem não está procurando emprego, mas sim clientes. A rede começou a liberar um recurso com o qual os usuários poderão listar em seus perfis os serviços que oferecem. Quando, por exemplo, um advogado especialista na área de Consumidor usar esse recurso, seu perfil pode aparecer em buscas com a informação “oferece serviços de Direito do Consumidor”. A funcionalidade ainda não está disponível para usuários brasileiros, mas deve ser liberada em breve.