A Transformação Digital fez com que os meios de comunicação e as formas de se comunicar mudassem, fazendo com que muitas áreas se reinventassem e se adaptassem à nova realidade. Com a área da advocacia não foi diferente. Advogados e escritórios estão cada vez mais imersos na era digital. 

Por conta dessa necessidade, a OAB abriu recentemente uma consulta pública sobre a publicidade na advocacia. O objetivo é entender melhor como está a relação dos escritórios e advogados com a publicidade nesse cenário, e consequentemente, poder pensar em medidas de flexibilização para a utilização adequada das redes sociais, sites e plataformas digitais para divulgar os serviços de escritórios e advogados. 

Ainda que a consulta pública esteja em processo de captação de opiniões e sugestões, algumas ações já são permitidas pelo Código de Ética da OAB e os escritórios podem (e devem) utilizá-las. 

Mas quais ações são essas? 

marketing jurídico possibilita que um escritório e/ou advogado se mantenha ativo e presente no meio digital fazendo uso de algumas estratégias como: 

Marketing de Conteúdo  

A produção e oferta de conteúdos informativos são as principais formas de divulgar o escritório e de se manter competitivo. Tornar-se referência em determinada área é o objetivo dessa estratégia e o blog é uma ferramenta indispensável para essa finalidade. 

Com qual frequência devo atualizar meu blog

Inbound Marketing 

Inbound Marketing potencializa o Marketing de Conteúdo através da atração, conversão, aproximação e encantamento do público-alvo.  

Com essa estratégia, seu escritório pode acompanhar os “passos” do seu possível cliente.  

Inbound Marketing: a estratégia que potencializa o Marketing Jurídico

Automação de Marketing  

A automação acompanha as estratégias mencionadas acima e permite que os processos, principalmente de relacionamento, sejam otimizados e automatizados. Para isso, é preciso fazer uso de plataformas destinadas a esse objetivo. Além disso, como tudo o que foi mencionado, é necessário fazer um bom planejamento e criar um “fluxo” que tenha o público do escritório como alvo.  

Presença nas redes sociais 

Hoje em diater um perfil nas redes sociais é considerado básico. No entanto, para ter um perfil do seu escritórioé importante observar algumas questões. Identidade visual, frequência de postagens, conteúdos abordados e relacionamento com os seguidores são alguns dos aspectos que devem estar alinhados. 

Guia de redes sociais