Assim como qualquer outro mercado, a área jurídica vem passando por mudanças proporcionadas pelas transformações sociais, tecnológicas e até culturais. 

A quantidade de advogados atuantes, a diversidade de informações disponíveis para o público e, consequentemente, a mudança no comportamento dos clientes em relação à pesquisa e compra de serviços exigem maior investimento estratégico de advogados e escritórios na divulgação de seus serviços.  

É preciso ter um olhar empreendedor para obter bons clientes, ter uma boa reputação e estar competitivo no mercado. 

Por isso, toda ação do escritório, dentro do cenário atual, deve levar em consideração alguns fatores importantes: 

Conteúdo 

O Marketing Jurídico tem como base a produção e disponibilidade de conteúdos informativos. Esses conteúdos podem ser ofertados através de textos e vídeos em redes sociais, blogs e sites, ou através de materiais “ricos” (conteúdos mais densos e mais específicos), como e-books, infográficos e apresentações.  

Dessa forma, o escritório pode oferecer aos possíveis clientes materiais suficientes para demonstrar seus conhecimentos sobre os assuntos que domina e assim se tornar uma referência. 

Cliente 

O público está cada vez mais informado e exigente. Por conta disso, a abordagem do advogado deve assegurar os resultados técnicos, mas principalmente, enfatizar a experiência positiva que aquela pessoa vai ter ao se relacionar com seu escritório. É importante ter empatia, confiança e dar total suporte à pessoa, que deve ser vista não somente como um comprador do seu serviço, mas como alguém que de fato precisa da sua ajuda. 

A relação com quem vai te contratar precisa estar acompanhada de um atendimento e uma comunicação que garantam a total segurança. Pode ser feita através de conversas pessoais junto com trilhas de relacionamento e automações de e-mails e conteúdos direcionados.  

Produtividade 

Ter uma equipe produtiva e bem engajada é fundamental. Depois de unir os advogados mais adequados à realidade, objetivos e valores do escritório, é essencial gerenciar o tempo e melhorar a comunicação interna. Afinal, todos precisam estar alinhados e cientes das ações que são tomadas. Assim, passarão muito mais confiança para clientes e colegas do mesmo ramo. 

Para isso, pode-se fazer uso de newsletters internas, comunicados online, murais, eventos e campanhas de e-mail marketing.  

Novas Tecnologias 

Alguns softwares, programas e ferramentas têm sido de grande valia para organizar ações internas e externas, otimizar a comunicação do escritório com os públicos e automatizar tarefas do dia a dia de suporte e organização de dados. 

Usar essas tecnologias ajuda no desenvolvimento das ações, no aumento de produtividade e na vantagem competitiva do escritório.