Parte integrante da seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), a Escola Superior de Advocacia do Rio de Janeiro (ESA-OAB/RJ) é voltada “para a atualização e o aperfeiçoamento dos advogados, com vistas à elevação técnico-profissional”.
Em 2016, uma nova gestão assumiu a ESA-OAB/RJ. Com ela, veio o desafio de estruturar um calendário regular de cursos e eventos. Porém, com muitas demandas internas de gestão e organização, existiam dificuldades na divulgação dos cursos.
Após o primeiro semestre de trabalho solo e com resultados fora do esperado, a ESA enxergou na táLIGADO uma solução para buscar um resultado positivo ao final do primeiro ano da gestão.
Atrás dos primeiros leads
Operacionalizando a comunicação e o marketing da ESA-OAB/RJ, a táLIGADO embarcou no projeto com foco em conquistar leads. E, com isso, encher as primeiras turmas partindo de três frentes: redes sociais, mídia paga e e-mail marketing.
“No início, o desafio foi ampliar a visibilidade da marca e de seu portfólio de cursos. O histórico recente da escola, antes de 2016, era de uma oferta de treinamentos pouco estruturada. O principal objetivo, então, foi mostrar que a ESA-OAB/RJ tinha uma agenda regular de capacitações e eventos. Sempre focada em temas alinhados às necessidades da advocacia e professores qualificados”, explicou Mariellen Romero, sócia-fundadora da táLIGADO.
Quase 2 mil alunos em menos de 6 meses
O resultado foi decisivo para prosseguir com o projeto. Em poucos meses, a táLIGADO conseguiu construir uma base de cerca de 1.900 pessoas interessadas nos conteúdos da ESA-OAB/RJ. Com isso, o primeiro ano da nova gestão foi fechado com resultado positivo.
No ano seguinte, com mais tempo para o planejamento, foi a hora de dar o próximo passo. A base estava estabelecida e surgia uma demanda crescente por cursos. Com isso, a táLIGADO optou por automatizar os processos em parceria com a Resultados Digitais. Fazendo uso da RD Station, a captação de leads tornou-se cada vez mais otimizada.
No final de 2017, a táLIGADO Comunicação completou seu primeiro ano atendendo a ESA-OAB/RJ. A escola teve um aumento de 20% no número de alunos pagantes e 50% mais participantes em palestras e eventos gratuitos.
Crescimento constante
O sucesso foi tamanho que a estrutura da ESA-OAB/RJ já não comportava mais o crescimento acelerado. Então, em 2019, foi inaugurada uma nova sede. A ESA passou a ocupar quatro andares no prédio histórico do IAB no Rio de Janeiro. O número de salas passou de 4 para 16, tornando-se a maior ESA entre todas as seccionais da OAB no Brasil.
Desde 2016, a táLIGADO ajudou a escola a aumentar seu número de alunos de algumas centenas para mais de 10 mil.
“A ESA-OAB/RJ agora é a maior do Brasil. E o objetivo do trabalho de marketing é tornar a escola reconhecida como um centro de treinamento e capacitação para a advocacia fluminense. Com ofertas de cursos, eventos, workshops e diversos formatos de capacitação para atender às diferentes demandas dos advogados. Sempre mantendo a preocupação de oferecer temas atualizados e com grande qualidade do corpo docente”, concluiu Mariellen.
Comentários