Hoje em dia é impossível pensar em uma estratégia de marketing digital sem conteúdo em vídeo. Eles ajudam a educar o usuário acerca de um produto ou serviço e geram 1.200% mais compartilhamentos que imagens e textos.

Infelizmente o mundo está vivendo um momento difícil com o coronavírus. Empresas estão se renovando, melhorando e até mesmo criando meios de continuar em contato com seus clientes e parceiros de forma segura e interativa com vídeos e transmissões ao vivo.

A transmissão ao vivo proporciona instantaneidade, exclusividade e interatividade para o usuário.

O conteúdo passado naquele exato momento gera um sentimento de ser especial, de exclusividade, além da possibilidade de interagir diretamente com os usuários, conseguir feedbacks e tirar dúvidas sobre seu produto ou serviço.

A live dá a sensação de proximidade e atenção com o público.

Fique ligado e aprenda a fazer uma live em cada rede social.

Porque fazer uma live no Facebook?

Dados do Facebook apontam que os usuários assistem a lives por um tempo 3 vezes maior do que quando esses vídeos não estão mais ao vivo. Além disso, as pessoas comentam 10 vezes mais em transmissões ao vivo do que em outros vídeos.

Aprenda a fazer uma live no Facebook

• No computador para quem deseja utilizar uma webcam:

1. Para fazer uma live utilizando uma página, clique em “Iniciar um vídeo ao vivo”, ou em “Vídeo ao vivo” se a transmissão for realizada com seu perfil pessoal. Selecione também, no perfil pessoal, a privacidade do vídeo.

Uma dica é escolher a opção “Somente eu” se você quiser fazer um teste antes da live começar.

2. Selecione “Câmera” e clique em “Permitir”.

3. Edite as configurações da sua live. Escolha se deseja compartilhar a transmissão em seu perfil, página, grupo ou evento. Crie um texto para acompanhar o post da live, marque pessoas e localização, entre outras opções.

4. Clique em “Iniciar transmissão ao vivo” e comece sua live! Durante a transmissão, você pode convidar amigos para assistir, postar, curtir e responder comentários e fixar um comentário no topo.

5. Selecione “Encerrar transmissão” para finalizar seu vídeo ao vivo. Se quiser que seu vídeo seja publicado em sua linha do tempo, clique em “Concluir”. Se não, clique em “Excluir vídeo”.

6. Se optar por salvar a live em sua linha do tempo, você tem acesso a todos os recursos que o Facebook oferece para vídeos: baixar, editar, ver quantas pessoas visualizaram, entre outros.

• No celular:

1. Clique em “No que você está pensando?”, na parte superior do seu feed de notícias (a caixa de texto que você usa para criar um post).

2. Clique em “Vídeo ao vivo”.

3. Selecione a privacidade e se quer notificar amigos e seguidores sobre a live. Acrescente uma descrição, marque amigos e localização e use a criatividade para experimentar todos os recursos da live no aplicativo do Facebook!

4. Clique em “Transmitir ao vivo” para iniciar o vídeo ao vivo. Durante o vídeo, é possível ativar filtros e efeitos de imagem, trocar a câmera (traseira ou frontal), ativar o flash, visualizar e responder comentários e convidar amigos para assistir à transmissão.

5. Clique em “Concluir” para finalizar a sua transmissão.

6. Na tela de encerramento, escolha se quer publicar o vídeo em sua linha do tempo ou descartá-lo. Você também pode baixar o vídeo, clicando no ícone no canto superior direito.

Porque fazer uma live no Instagram?

As lives nessa rede ganham um tom mais informal, mais próximo do público.  Segundo pesquisas do Instagram, 80% das contas seguem uma empresa na plataforma, sendo que 60% das pessoas dizem descobrir novos produtos nesta rede social.

Aprenda a fazer uma live no Instagram

• No celular:

1. Na página principal do aplicativo, toque no ícone de câmera no topo à esquerda.

2. Selecione “Ao vivo” dentre as opções que aparecem na barra embaixo.

3. Clique em “Iniciar vídeo ao vivo”. O Instagram irá checar rapidamente se sua conexão está boa e iniciar a transmissão.

4. Você terá até 1 hora para fazer sua live. Durante a transmissão, é possível visualizar quantas pessoas estão assistindo, quem entrou na transmissão, enviar uma notificação sobre a live para seus seguidores, receber e responder comentários e likes e convidar um amigo para se juntar à live.

5. Clique em “Encerrar”, no topo à direita, e em “Encerrar vídeo ao vivo” para finalizar a transmissão.

6. Na tela seguinte, você consegue ver quantas pessoas assistiram ao vídeo, fazer o download para seu celular e escolher se quer compartilhá-lo nos Stories por 24 horas. Se não quiser, basta desativar essa opção e clicar em “Descartar”.

Porque fazer uma live no YouTube?

Criar uma transmissão ao vivo no YouTube é uma ótima ideia para aumentar e engajar sua audiência. Segundo dados do Google, os usuários dessa plataforma passam 4 vezes mais tempo assistindo a conteúdos ao vivo do que a outros vídeos da plataforma. Os canais que realizam transmissões ao vivo pelo menos uma vez por semana têm conquistado, em média, um aumento de 40% nas inscrições e de 70% no tempo de exibição do canal.

Aprenda a fazer uma live no YouTube

O modo mais prático de fazer uma live no Youtube é pelo celular.

É preciso ter uma conta verificada na plataforma, ter no mínimo 25 inscritos no canal e não ter recebido restrições de transmissão ao vivo em sua conta nos últimos 90 dias.

• No celular:

1. Acesse o aplicativo do YouTube e clique no ícone de câmera no menu superior.

2. No menu que aparecer embaixo, selecione a opção “Transmitir ao vivo”.

3. Para editar as configurações do seu vídeo:

Escolha um título, a câmera que será utilizada (traseira ou frontal) e a privacidade (público, não listado ou privado). Em “Mais opções”, você também pode incluir uma descrição, ativar o bate-papo em que os seguidores podem deixar mensagens em tempo real, programar uma data e horário para a transmissão, entre outros recursos.

4. Clique em “Avançar” e selecione uma miniatura para o vídeo. Você pode tirar uma foto ou fazer o upload de outra imagem para servir como miniatura.

5. Selecione “Transmitir ao vivo” e comece sua live!

6. Ao terminar, clique no “X” no canto superior direito e, em seguida, “Fim”.

Porque fazer uma live no LinkedIn?

O LinkedIn é uma das redes sociais que mais crescem no momento. Fazer lives ajudará a fortalecer o relacionamento com a sua audiência e também conquistar seguidores.

O diferencial dessa rede é o conteúdo que pode ser transmitido. Eventos, palestras, fazer anúncios de produtos e serviços, tirar dúvidas, tudo em tempo real para os usuários. Um foco mais profissional, voltado para negócios.

Aprenda a fazer uma live no LinkedIn

A ferramenta de transmissão ao vivo na plataforma é relativamente nova, e é necessária uma autorização para realizá-la.

1. Inscreva-se para se tornar uma LinkedIn emissora ao vivo neste link.

 

2. Se você foi aprovado para transmissão ao vivo, você pode conferir os próximos passos.

As lives, agora mais do que nunca, devem fazer parte de qualquer estratégia de marketing. Escolha as redes sociais em que seu público alvo está e mãos à obra!