O e-mail marketing é, ainda hoje, uma das ferramentas que mais geram resultado na internet. Duvida? Confira alguns números de pesquisas realizadas recentemente:

  • 72% dos consumidores escolhem email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas
  • 99% dos consumidores checam suas caixas de email diariamente
  • As contas ativas de emails chegaram às 5,6 bilhões em 2019

*Veja todas os estudos aqui: https://rockcontent.com/blog/estatisticas-de-email-marketing/

E mesmo com o surgimento de inúmeras novas tecnologias, diariamente nós abrimos nossas caixas de e-mail para trabalhar, para ver se aquela compra que fizemos já está a caminho e muito mais.

Portanto, faz sentido manter esse canal de comunicação ativo na sua empresa. Atualizar clientes e prospects com conteúdos úteis é o caminho.

Será que estou incomodando as pessoas?

Essa é uma pergunta muito comum. Como saber se meus envios deixaram de ser úteis e se tornaram um problema?

Bom, enviar conteúdos relevantes para um determinado segmento de pessoas provavelmente nunca será um incômodo. Porém, há indicadores que podemos usar como uma espécie de termômetro.

São eles:

– taxa de entrega

– taxa de abertura

– taxa de cliques

– taxa de conversão

Quanto melhor forem esses indicadores, melhor suas campanhas estão perfomando. E pode ser um sinal de que estão agradando a audiência.

TAXA DE ENTREGA (acima de 95%)

A taxa de entrega representa o percentual de e-mails que foram entregues com base nos contatos para os quais você enviou. Portanto, se você fizer um disparo para 100 pessoas e 95 pessoas abrirem seu e-mail, sua taxa será de 95%.

A taxa de entrega ideal é acima de 95%.

Alguns fatores ajudam esse número a se manter alto. São eles:

– qualidade da base

– qualidade da ferramenta de envio de e-mail

– qualidade técnica do e-mail

Como ter uma base de e-mails qualificada?

Uma boa base de e-mails (mailing) é uma base de contatos que realmente tenham a ver com o seu negócio. E, preferencialmente, que você tenha conseguido organicamente. Construir uma base de e-mails qualificada leva tempo e demanda paciência.

Confira nosso artigo “Por que comprar listas de e-mail é uma furada”.

Geralmente, você pode formar essa base qualificada de leads da seguinte forma:

  • clientes;
  • potenciais clientes;
  • parceiros de negócio;
  • pessoas que você captou através de uma landing page em troca de conteúdo útil para ela.

Há outras formas de fazer essa base, claro. Porém, o foco é sempre na qualidade. E não na quantidade.

Ferramentas para envio de e-mail

Ter uma boa ferramenta de envio de e-mail é fundamental para o sucesso da entrega. Aqui na táLIGADO Comunicação usamos durante muito tempo o MailChimp. A plataforma é excelente. E ainda consegue enviar gratuitamente e-mails para até 2 mil contatos.

Atualmente, ainda usamos o MailChimp para alguns clientes. Porém, por conta do trabalho de inbound marketing, hoje a que mais usamos é a RD Station, da Resultados Digitais.

Ambas funcionam super bem. Sendo que a RD Station ainda oferece excelentes opções de automação de disparos de e-mail, segmentação e qualificação de leads.

Dicas para formatar um e-mail

Existem pequenas dicas que ajudam bastante na hora de formatar seu e-mail. Isso não tem nada a ver com códigos html etc., mas sim, com uma espécie de check list que você deve cumprir na hora de programar um disparo de e-mail:

  • pense em frases chamativas para o campo assunto;
  • evite enviar somente uma imagem. Tenha em mente um balanço entre texto e imagem é fundamental;
  • Evite palavras típicas de SPAM, como: grátis, free, clique aqui, desconto, etc.;
  • verifique se o seu e-mail está responsivo. Ou seja: se ele será adaptado para celulares e tablets;
  • faça testes antes de enviar;
  • evite enviar arquivos anexos.

TAXA DE ABERTURA (acima de 20% é excelente)

A taxa de abertura é o percentual das pessoas que abriram seu e-mail. Vale lembrar que a taxa de abertura é calculada a partir do número de pessoas que de fato receberam seu e-mail. E não a partir do número total de pessoas para as quais você enviou.

Mas afinal, qual é o número considerado bom?

Em resumo, podemos classificar o desempenho da taxa de abertura de um e-mail marketing em algumas faixas:

Excelente: acima de 20%

Bom: entre 10 e 20%

Normal: entre 6 e 10%

Fraco: abaixo de 6%

TAXA DE CLIQUE (acima de 3%)

A taxa de cliques é o percentual, das pessoas que abriram o seu e-mail, que clicaram em algum link dentro do seu e-mail. Portanto, você só deve se preocupar com essa taxa, caso o e-mail enviado tenha algum local para clique.

Em campanhas nas quais o conteúdo está todo no corpo do e-mail, é normal que a taxa seja baixa. Porém, se o objetivo da peça é que a pessoa tome uma ação e clique em algum lugar dentro do seu e-mail, fique atento a taxa de cliques.

Acima de 3%: bom

Abaixo de 1%: ruim

Alguns fatores ajudam a ter uma taxa de clique mais alta. São eles:

  • conteúdo claro da mensagem;
  • ter um botão de ação (Call to Action – CTA) visível;
  • ter um texto que atraia e engaje o leitor até o botão de ação (CTA).

E se você ainda não usa e-mails na sua estratégia de marketing, recomendamos a leitura deste artigo: